Formigais (Ourém)

Apresentação da localidade de Formigais (Ourém): caracterização sócio-económica e demográfica, história, património histórico e edificado e património natural.

Apresentação da localidade de Formigais

FOTO

(ainda não temos fotografia da localidade… ajude-nos enviando uma ou mais fotos desta localidade para que possamos colocar neste espaço… deverá ser uma fotografia da sua autoria e não deverá possuir direitos de autor… pode enviar para geral@knoow.net)

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Formigais
Classificação: Aldeia/Lugar

População: 59 habitantes (Censos 2011)
Coordenadas: 39°43’06.0″N 8°27’25.6″W
País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Ourém
Freguesia:  Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais

.

.

.

….

Formigais é uma aldeia e sede de uma antiga freguesia com o mesmo nome, atualmente pertencente à freguesia ‘União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais‘ (freguesia criada com a reorganização administrativa de 2013) ao concelho de Ourém, distrito de Santarém. De acordo com os Censos de 2011 do INE, a população residente em Formigais era nesse ano de 59 pessoas.

Quanto à antiga freguesia, e novamente de acordo com os censos de 2011, a mesma tinha nesse ano uma população residente de 375 habitantes distribuídos por 8 pequenos lugares, entre as quais o Agroal, o Porto Velho e a Palmeiria, onde se encontram importantes vestígios arqueológicos. Além destas, fazem ainda parte desta antiga freguesia as localidades de Casal da Igreja, Vermoeira, Botelha, Casal da Fonte e a própria localidade de Formigais. A área total da antiga freguesia era de 12 km2, dos quais apenas 2% com ocupação humana, 16% com ocupação agrícola e 55% com ocupação florestal. Encontra-se no território da antiga freguesia de Formigais a nascente do Agroal que alimenta o caudal do rio Nabão. Nas proximidades da nascente, é possível apreciar a linda paisagem serrana.

História de Formigais e da sua antiga freguesia

Com comprovam os achados e vestígios arqueológicos encontrados no Agroal, Porto Velho e Palmeiria, o povoamento da região é muito antigo, remontando à pré-história. A abundância de água proporcionada pelo Nabão e sobretudo pela nascente do Agroal, a fertilidade do vale e a segurança proporcionada pela serra, constituem algumas das principais razões para a vinda de pessoas para estas paragens.

Relativamente à freguesia, esta foi criada em no séc. XVII por desanexação da Sabacheira (concelho de Tomar). Em 1840, no âmbito de uma reforma administrativa, Formigais é desanexado do concelho de Tomar, passando a integrar o concelho de Ourém. Em 2013, nova reforma administrativa leva à extinção da freguesia, passando esta a integrar a União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais. Contudo, e relativamente à jurisdição eclesiástica, Formigais manteve-se ligada à Sabacheira, passando para a Diocese de Leiria-Fátima apenas em 1956.

Heráldica (antiga Freguesia de Formigais)Formigais-01

Brasão – escudo de prata, faixa ondeada de azul, acompanhada em chefe de dois corvos de negro, em cortesia e, in ponta, de ume fonte de sua cor realçada de vermelho e repuxando agua de azul. Coroa moral de prata de torres. Listel branco, com a legenda a negro: «Formigais».
Selo – nos termos da lei, com a legenda «Junta de Fregue­sia de Formigais – Ourém».

 

Este artigo faz parte do Portal de Ourém

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

979 Visualizações 1 Total
979 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.