Castro Verde

Localizado no Alentejo, mais propriamente no Distrito de Beja, o Município de Castro Verde tem uma população de 7276 habitantes, segundo os censos de 2011, com uma área total de pouco mais de 569km2, sendo que uma grande parte do seu território está situado numa zona conhecida como “Campo Branco”, pertencente à Rede Natura da União Europeia desde o ano de 2000.

O concelho é delimitado a Norte pelo concelho de Beja e Aljustrel, a Sul por Almodôvar, a Este por Mértola e a Oeste por Ourique, todos concelhos do Baixo Alentejo e distrito de Beja.

Castro Verde enquanto município é composto por 4 freguesias, sendo elas: Castro Verde e Casével, Entradas, Santa Bárbara de Padrões e São Marcos da Ataboeira, sendo mais um dos concelhos alentejanos que ao longo dos anos tem vindo a perder população. O seu pico de população residente foi no ano de 1960 em que atingiu cerca de 11637 habitantes, vindo a reduzir desde então e contando hoje com quase metade da população que tivera outrora.

Relativamente à origem da povoação desta região, a mesma remonta ao período da pré história, sendo habitado por neandertais provenientes do Norte da Europa, como mostram os achados arqueológicos encontrados na região. Mais tarde esta região viria a ser ocupada por Celtas, Romanos (época da qual foram encontradas em escavações arqueológicas um depósito com cerca de dez mil lucernas), Visigodos e Mouros. É no ano de 1143 que nasce o Reino de Portugal, muito próximo de Castro Verde, nos Campos de Ourique, através da Batalha de Ourique.

Apesar do nascimento do Reino de Portugal ter-se dado próximo a Castro Verde, é apenas em meados do século XIII que esta região integra o Reino de Portugal, isto no reinado de D. Sancho II. Desde então esta zona passa a ser uma zona de pastoricia para a qual muitos habitantes das zonas da Serra de Estrela e Castela se mudam nos Invernos rigorosos. Entretanto em 1510 recebe Carta de Foral por D. Manuel I.

Também Dom Sebastião passa por esta região, em 1573, e ordena a construção da Igreja Matriz (actual Basílica Real de Castro Verde) para assinalar a Batalha de Ourique. Em 1620, eis que surge mais um templo Cristão em Castro Verde, desta vez a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, mandada erguer por Filipe II.

Esta é uma região predominantemente rural onde predomina a agricultura, onde predominam as características de um clima mediterrânico e em que as temperaturas máximas no Verão rodam os mais de 32º Celsius, e as mínimas no Inverno rondam os 5º Celsius e onde a precipitação média anual é de 589mm.

No que concerne à oferta turística este concelho oferece principalmente um vasto património edificado, destacando-se o religioso com relevo para a Basílica Real, o Museu da Lucerna, o Museu da Ruralidade e as suas rotundas que representam cada uma delas um contexto em que se enquadra a Vila, e que desperta a curiosidade de todos os visitantes da Vila. Um dos eventos de maior importância na região é a Feira de Castro que se realizava anteriormente como feira do Gado na freguesia de Padrão e é hoje considerada uma das feiras mais importantes realizadas a Sul de Portugal.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
907 Visualizações 1 Total
907 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.