Barrancos

Apresentação da vila alentejana de Barrancos: localização, geografia, demografia, história, principais locais de interesse turístico, …

Apresentação da localidade de Barrancos

Localizado no Distrito de Beja e a cerca de 7km da fronteira com Espanha, Barrancos é sede de Município desde 1825, data em que a Vila Noudar deixou de ser a sede Municipal.

Este é o munícipio é o menos povoado do continente português possuindo apenas cerca de 1800 habitantes distribuídos por uma única freguesia com aproximadamente 169km2, e delimitado a Norte por Mourão e Espanha, Este por Espanha, e a Sul e Oeste por Moura.

Tal como a maioria dos concelhos alentejanos, Barrancos é um município com uma população bastante envelhecida e que atingiu o seu pico de população residente em 1960 (com cerca de 3500habitantes), vindo a decrescer desde então e possuindo hoje menos de metade.

Historicamente, Barrancos foi conquistada aos Mouros no ano de 1167 pelo “Lidador” (Gonçalo Mendes da Maia), sendo ordenado o seu povoamento apenas em 1200 por D. Sancho I, sendo que na altura a sua sede era a histórica Vila de Noudar (hoje inexistente), e apenas veio a ser integrada no reino de Portugal em 1295 por Dom Dinis que lhe atribui Carta de Foral.

No que concerne à economia, Barrancos é uma Vila em que predomina o sector primário seguindo-se o sector secundário que relevo para as indústrias de carnes e enchidos.

A nível Cultural Barrancos é um concelho com uma tradição muito semelhante à do país vizinho, Espanha, e é também desde 2002 o único concelho onde é permitido as chamadas “touradas de morte” (o touro é morto durante a tourada), que muita polémica tem causado.

Outro aspecto de relevo é o dialecto falado pela população, o Barranquenho, que é basicamente uma mistura de português com espanhol.

Relativamente ao clima, o mesmo caracteriza-se por ser um Clima mediterrânico seco, sendo que as temperaturas máximas no Verão rondam acima dos 31º C e no Inverno as temperaturas minímas rondam os 2º Celsius.

No que concerne à oferta turística Barrancos Oferece a nível natural alguns recursos como é o caso da Serra da Colorada com cerca de 390 metros de altitude, a ribeira da Múrtega e o rio Ardila. A nível de património edificado a sua maioria encontra-se na antiga Vila de Noudar, com destaque para o Castelo de Noudar, a fortaleza, as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Desterro e o Museu Arqueológico e Etnográfico localizado na sede de concelho.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
489 Visualizações 1 Total
489 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.