Atenas

Breve olhar sobre a cidade de Atenas

Atenas, a capital da Grécia e a maior cidade do país, é uma das mais antigas cidades do mundo, sendo considerada o berço da civilização moderna. Situa-se na península da Ática e encontra-se rodeada pelas montanhas de Hineto, a leste, Pentélico, ao norte, e Parnaso, a oeste.

A cidade de Atenas teve a sua origem no rochedo escarpado da Acrópole, alargando-se, posteriormente, pelas vertentes circulantes. Neste sentido, a cidade estende-se por várias colinas, onde se situam vários monumentos da Antiguidade. Na Acrópole, por exemplo, situam-se o famoso Pártenon, o Erecteion, ou o Propileu.

Na parte baixa desenvolveu-se a cidade moderna, a qual tem o fulcro na famosa Praça da Constituição, também conhecida por Praça Sintagma. Nesta zona situam-se, entre outros, o Parlamento da Grécia e o Monumento ao Soldado Desconhecido, guardados pela Guarda Nacional.

Atenas é, como, aliás, sempre foi, um centro intelectual de referência graças à sua universidade, aos inúmeros museus, ou às várias escolas arqueológicas estrangeiras.

O número de habitantes estimado ronda, em 2018, os  700 000. Se se incluir o número de habitantes nos subúrbios, este aumenta para cerca de três milhões.

Relativamente à fundação e expansão de Atenas pela Ática, segundo a tradição, estas devem-se a Cérope e a Teseu.

No século X a.C., a cidade era uma monarquia e, dois séculos depois, passou a uma oligarquia. Já no século VI a.C., após as importantes reformas de Sólon, de Clístenes e de Drácon, Atenas conheceu o sistema da democracia direta, atingindo, deste modo, a sua fase civilizacional mais notável, dado que também, um século depois, fora a época dos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles. O século V foi, ainda, riquíssimo devido ao teatro de Ésquilo, ou Sófocles.

Por altura da segunda guerra do Peloponeso, Atenas ficou dependente de Tebas e de Esparta. Em 146 a.C. caiu sob o domínio romano e, mais tarde, em 1305 fora conquistada pelos franco-catalães.

No século XV a cidade encontrara-se completamente dominada pelos turcos, tornando-se independente apenas em 1834. A República foi proclamada em 1924, mas a monarquia regressou em 1935. Durante a II Guerra Mundial, Atenas foi ocupada pelos alemães, sendo libertada em 1944.

Em 1981, quando a Grécia entrou para a União Europeia, Atenas enfrentou vários problemas, sendo, por exemplo, considerada uma das cidades mais poluídas da Europa.

A partir de 2010, com a crise económica e financeira, Atenas tem sido palco de muitas manifestações anti-austeridade, as quais muitas vezes terminam em confrontos com as autoridades.

241 Visualizações 1 Total
241 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.