Argóvia (Suíça)

Apresentação do Cantão Suíço de Argóvia; caracterização, localização geográfica, atividades económicas e história…

Argóvia (ou Aargau), Cantão da Suíça

Argóvia (ou Aargau em alemão) é um cantão da Suíça, um dos 22 que forma a Confederação Helvética, estando localizado a norte do país, na sua região mais plana, entre as cidades de Basileia e Zurique. O Cantão de Argóvia tem como capital a cidade de Aarau e é composto por onze distritos (Bezirke) e mais de 200 municípios (Gemeinden). Além da capital Aarau, outras cidades importantes do Cantão são Baden, Brugg, Wohlen, Bremgarten, Zofingen e Rheinfelden.

Aargau

A sua área é de cerca de cerca de 1.404 km2, e possuía em 2017 um total de 670,988 habitantes, sendo um dos cantões mais densamente povoados do país. Os habitantes do cantão são maioritariamente protestantes de língua alemã e estima-se que cerca de um quarto sejam cidadãos estrangeiros.

Nos seus vales férteis, recortados por tributários do rio Aare, pratica-se a fruticultura e a criação de gado leiteiro, enquanto as fontes de águas minerais e as pequenas localidades constituem atrações turísticas. A principal cidade e capital do cantão é Aarau, importante centro militar e manufatureiro, destacando-se o fabrico de instrumentos de precisão e a fundição de sinos, localizado a cerca de 40 km a oeste de Zurique.

Breve história de Argóvia

O povo mais antigo que se sabe ter habitado a região foram os Helvéticos, um grupo pertencente aos Celtas, e que teriam vivido na zona desde a ano 200 a.C. Mais tarde, toda a região foi ocupada pelos Romanos, os quais construíram um grande assentamento localizado perto de onde hoje é a cidade de Brugg. Seguiram-se os Francos, que ocuparam a antiga Gália e vastos territórios próximos a partir do séc. VI. A partir do século VIII, ainda durante o período de ocupação dos Francos, a região foi alvo de disputas fronteiriças entre os ducados de Alamannia e Borgonha. Na segunda metade do século XIII a região foi repartida entre vários ducados, ficando a maioria do território que é hoje o cantão de Argóvia sob o domínio dos Habsburgos, até que em 1415 foi conquistado pela antiga Confederação Suíça, passando a integrar o Cantão de Berna. Em 1803 torna-se num cantão independente, situação que se mantém até à atualidade.

704 Visualizações 1 Total
704 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.