Sé Nova de Coimbra

A Sé Nova de Coimbra é uma Igreja Católica que se localiza na freguesia da Sé Nova na cidade e concelho de Coimbra

1

Localização e História da Sé Nova

À semelhança da Sé Velha de Coimbra, a Sé Nova também é uma Igreja Católica. Localiza-se no Largo da Feira da freguesia da Sé Nova, em Coimbra, Portugal. Localiza-se na zona alta da cidade na proximidade da Universidade de Coimbra e do Museu Nacional Machado de Castro. Atualmente é a sede da Diocese de Coimbra e da Paróquia da Sé Nova dirigida pelo Arcebispo D. Jorge Ortiga, o Bispo Virgílio Antunes e pelo Padre Sertório Baptista Martins. A Sé Nova tem alguns nomes alternativos tais como Colégio das Onze Mil Virgens, Colégio dos Jesuítas e Colégio do Santíssimo Nome de Jesus e é de origem Jesuíta. A obra começou a ser construída no ano de 1598 com projeto de Baltazar Álvares, um arquiteto da ordem dos jesuítas de Portugal e as obras foram influenciadas pela Igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa. Ao que se conseguiu apurar as obras foram feitas muito lentamente e só muitos anos depois é que o templo foi inaugurado e inicialmente a sua função era para ser o Colégio da Companhia de Jesus. Com a expulsão dos Jesuítas do território português a sede episcopal da Sé Velha foi transferida, em 1772 e entretanto a Companhia de Jesus extinguiu-se em Portugal e os edifícios foram entregues à Universidade. A Sé Nova de Coimbra, à semelhança da Sé Velha é considerada Património Nacional e Monumento Nacional sendo uma propriedade do Estado Português. É na Sé Nova que se realiza todos os anos a Serenata da Latada, o marco do início da Festa das Latas, uma festa académica da cidade e da Universidade de Coimbra e também a missa da Bênção das Pastas, outra tradição académica praticada pelos estudantes da cidade de Coimbra no final do curso.

2

Características artísticas e arquitetónicas da Sé Nova

O estilo predominante na Sé Nova de Coimbra é o estilo Maneirista e o estilo Barroco. A fachada principal da igreja é marcada pela presença de quatro estátuas de santos jesuítas e por linhas fortes e bem marcadas. A parte de cima da fachada só foi terminada no século XVIII e tem decoração barroca, ao contrário do interior do edifício, em estilo maneirista. No interior predomina o estilo maneirista e existe apenas uma nave abobadada com várias capelas laterais. O transepto possui uma cúpula e tanto o transepto como a capela-mor estão decorados com talha dourada distribuída por enormes retábulos construídos nos finais do século XVII e princípios do século XVIII. Entre as capelas laterais, destaca-se a utilização da talha dourada e do estilo maneirista e barroco que predomina. A capela referência é a do lado direito da igreja que foi edificada pela família do Dr. Francisco Fonseca onde se ostenta o brasão de armas heráldico do doutor e se lê “Esta capela é do Doutor Francisco da Fonseca, Lente de leis nesta Universidade de Coimbra, o qual está sepultado. Faleceu aos 30 de Agosto de 1631. Por sua alma se dizem todos os anos 25 missas. Está também nela suputada  sua mulher D. Luísa de Vasconcellos, faleceu a 29 de Agosto de 1661. Tem missa quotidiana e dela deixou seus bens com que se ornou a capela na sua forma que se vê. Ano de 1688.”. Deixando a entender o motivo e importância da família Fonseca para a ornamentação de uma das capelas da Sé Nova. O cadeiral da capela-mor (datado do século XVII) pertencia à Igreja de Santa Maria, Sé Velha de Coimbra e foi transferido para a Sé Nova assim como a pia batismal que se encontra atualmente na capela lateral esquerda junto à entrada. Esta pia batismal foi esculpida em estilo gótico-manuelino por Pero Henriques no século XVI.

593 Visualizações 1 Total
593 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.