Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Porca de Murça é uma estátua localizada em Murça, no distrito de Vila Real. A estátua em pedra encontra-se na Praça 31 de Janeiro.
O monumento da Porca de Murça recebe os visitantes à entrada da cidade. Esta é uma das imagens mais características e populares desta cidade de Murça.
O símbolo da vila é assim uma grande estátua em pedra em forma de berrão, com origens na Idade do Ferro. Além da lenda da Porca de Murça, também se pensa que a estátua esteja associada a cultos de fertilidade dos povos celtas.
A estátua, como um dos ex-libris da cidade, deu nome a um dos vinhos produzidos na região, com mais de 90 anos de vida.

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1139590
Lenda da Porca de Murça
A lenda da Porca de Murça é fruto do imaginário popular local. Ao longo de gerações foi transmitida esta lenda que se associa diretamente à estátua que está presente numa das principais praças da cidade transmontana.
Diz a lenda que no século VIII a povoação era assolada pela presença de ursos e javalis. Os senhores da vila e a população conseguiram, por meio de várias montarias, extinguir a praga. Entre a multidão de animais existia uma porca (ursa) que se tinha tornado o terror do povo pela sua corpulência, ferocidade e matreirice. Esta porca nunca era apanhada pelos caçadores. Em 775 o Senhor de Murça, um cavaleiro com grande coragem, decidiu matar a porca. Assim, conseguiu libertar a população deste animal. Em memória da sua façanha foi construído o monumento. Os habitantes locais comprometeram-se a, ao longo de séculos, reconhecer o trabalho do senhor.
Por vezes esta lenda mistura-se com a realidade.