Pelourinho do Alandroal

Apresentação do Pelourinho do Alandroal: O Pelourinho do Alandroal é um pelourinho quinhentista, localizado no Alandroal, uma vila portuguesa do distrito de Évora…

Apresentação do Pelourinho do Alandroal

O Pelourinho do Alandroal é um pelourinho quinhentista, localizado no Alandroal, uma vila portuguesa do distrito de Évora. Está atualmente colocado junto à muralha noroeste do castelo, mas originalmente estava colocado em frente à antiga cadeia, no interior das muralhas do castelo.

Atendendo à sua tipologia quinhentista, o pelourinho terá sido erguido no séc. XVI no interior das muralhas do castelo, na sequência da concessão do novo foral ao Alandroal pelo rei D. Manuel I em 1514. No séc. XIX foi desmantelado e guardado durante várias décadas Câmara Municipal do Alandroal. Em 1987, as partes que ainda restavam foram limpas e elaborados projetos para a sua reconstrução. Contudo, apenas em 2005, durante a requalificação do Rossio do Arquiz, se procedeu à sua remontagem no local onde se encontra atualmente.

Na sua requalificação foram integradas as peças originais que ainda restavam, nomeadamente o fuste e o capitel, e adicionados elementos contemporâneos de forma a valorizar todo o conjunto. É assim constituído por um fuste de ardósia, liso e de formato hexagonal, encimado por um capitel formado por duas cordas entrançadas, como uma coroa vegetalista, sobre os quais assentam duas molduras hexagonais, sobrepostas de forma assimétrica. A suportar este conjunto está uma base quadrada de mármore de concepção moderna.

82 Visualizações 1 Total
82 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.