Pelourinho de Terena

Apresentação do Pelourinho de Terena: O Pelourinho de Terena é um pelourinho quinhentista, localizado em Terena, localidade portuguesa do concelho do Alandroal, distrito de Évora…

Apresentação do Pelourinho de Terena

O Pelourinho de Terena é um pelourinho quinhentista, localizado em Terena, localidade portuguesa do concelho do Alandroal, distrito de Évora. Está atualmente colocado junto à Torre do Relógio, perto do edifício da Igreja da Misericórdia e da Junta de Freguesia, embora se presuma que a sua localização original tenha sido diante da antiga Domus Municipalis, no recinto do castelo.

O Pelourinho é constituído por uma base formada por plinto e escócia decorada com patas de leão e uma pequena almofada em cordão, por um fuste em xisto, de secção quadrada monolítica e de faces lisas, o qual sustenta um capitel compósito, encimado por uma esfera sem decoração, dividida ao meio por uma faixa lisa, incrustada, em mármore. Este conjunto assenta sobre dois degraus retangulares, revestidos a lousa nos topos. Um aspeto interessante deste pelourinho é o aspeto cromático proporcionado pela utilização simultânea e alternada de xisto, lousa e mármore branco.

Terena recebeu novo foral no reinado de D. Manuel I em 1514, mas, tendo em conta o seu estilo já plenamente renacentista, acredita-se a construção do pelourinho tenha acontecido já no reinado de D. João III.

Coordenadas GPS: N 38 37.252' W 007 24.463'  (38.62087, -7.40772)

 

66 Visualizações 1 Total
66 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.