Pelourinho de Redondo

Apresentação do Pelourinho de Redondo: O Pelourinho de Redondo é um pelourinho classificado como Imóvel de Interesse Público, localizado em Redondo, uma vila portuguesa do…

Apresentação do Pelourinho de Redondo

O Pelourinho de Redondo é um pelourinho classificado como Imóvel de Interesse Público, localizado em Redondo, uma vila portuguesa do distrito de Évora. Terá sido construído no início do século XVI, na mesma altura em que D. Manuel I concedeu um novo Foral à vila de Redondo. Presume-se que tenha sido construído diante da antiga Casa da Câmara e cadeia comarcã, ainda no castelo. Em meados do século XVIII, com a construção dos novos Paços do Concelho, na Praça da República (designada na altura Rossio da Vila), o pelourinho terá sido para aí transferido, local onde permaneceu até finais do séc. XIX, altura em que foi desmantelado e recolhido pela Câmara Municipal. Em 1940 foi reerguido no Largo de D. Dinis, junto às muralhas do castelo, local onde se encontra atualmente, mas já sem parte das suas componentes originais. Atualmente é constituído por um fuste de calcário, com formato cilíndrico e estriado de inspiração dórica rematado por uma pinha torsa. O conjunto assenta numa peanha quadrangular e três degraus que não será a que originalmente constituía o monumento.

215 Visualizações 1 Total
215 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.