Pedreira do Galinha

Apresentação da Pedreira do Galinha

A Pedreira do Galinha é uma jazida paleontológica descoberta em 1994 e localizada na localidade do Bairro no concelho de Ourém, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. A jazida apresenta o mais antigo registo mundial de dinossauros saurópodes (gigantes com cerca de 30 metros de comprimento e com 70 toneladas de peso e que viveram na área há cerca de 175 milhões de anos), bem como testemunhos de alguns dos mais antigos animais terrestres.

Classificada como Monumento Natural em Outubro de 1996, a Pedreira do Galinha é constituída por uma extensa laje de calcário do jurássico médio, onde é possível observar centenas de pegadas de dinossauros, distribuídas por cerca de vinte trilhos. Na jazida encontram-se alguns dos melhores exemplos de pistas de saurópodes do mundo, não só pela grande extensão dos trilhos mas também pela sua excelente preservação.

1534 Visualizações 1 Total
1534 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.