Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O Parque Florestal de Monsanto localiza-se na Serra de Monsanto, no concelho de Lisboa, distrito de Lisboa, em Portugal. Tem uma área de 1000 hectares e integra sete freguesias: Benfica, São Domingos de Benfica, Campolide, Campo de Ourique, Belém, Ajuda e Alcântara.
É considerado o “pulmão” da capital portuguesa. É o maior parque florestal português e um dos maiores europeus. Tem uma oferta variada de espaços lúdicos que permitem várias atividades, como desportos radicais, caminhadas, atividades ao ar livre, concertos, feiras e exposições.
História do Parque Florestal de Monsanto
No século XIX a serra de Monsanto estava coberta por searas e pastos para gado. A sua importância no contexto agrícola é comprovada pelos vestígios de moinhos de vento. Além disso, também existiam pedreiras em atividade.
Em 1868 João Maria de Magalhães defende a utilidade de arborizar o que veio a dar origem ao Parque Florestal de Monsanto. A arborização teria como objetivo beneficiar o clima e a paisagem de Lisboa. Contudo, apenas em 1929 foi criada a comissão para a criação de um plano de arborização da serra de Monsanto. Neste plano é referido que “toda a serra será arborizada respeitando apenas em torno do posto semafórico, uma zona indispensável à garantia
u vários pavilhões (…) e em torno deste grande parque, de acidentado terreno e belos horizontes, haverá uma avenida de onze quilómetros de extensão (…) que ligará com o futuro Estádio Nacional e terá comunicação com (…) o largo da Torre de Belém”. Apesar de tudo, este projeto inicial nunca foi executado.
Em 1934 é promulgada a lei que propõe a criação do Parque Florestal de Monsanto, estabelecendo um prazo de seis meses para a elaboração do projeto. Em 1938 é contratado o arquiteto Francisco Keil do Amaral para projetar o parque, apesar do prazo definido ter expirado.
Em Monsanto o arquiteto optou pela imagem de um bosque selvagem interrompido apenas por percursos essenciais, aproveitando-se das vistas e ambientes que a Serra acidentada oferecia.
Equipamentos
O Parque Florestal de Monsanto tem vários equipamentos, nomeadamente parques de merendas, parques recreativos, parque de campismo e outros:
- Mata de São Domingos
- Zona Recreativa do Calhau
- Parque de Merendas do Alvito
- Parque da Pedra
- Parque de Merendas do Moinho do Penedo
- Vila Guiné
- Parque do Alto da Serafina
- Parque do Alvito
- Parque dos Moinhos de Santana
- Parque de Campismo Municipal de Lisboa
- Restaurante Panorâmico de Monsanto
- Centro de Interpretação de Monsanto
- Espaço Biodiversidade – Fito-ETAR
- Centro Equestre – Encosta do Penedo
- Miradouro Montes Claros