Paço dos Duques de Bragança

Apresentação do monumento nacional Paço dos Duques de Bragança

O Paço dos Duques de Bragança é um monumento construído durante o século XV e que se localiza na cidade de Guimarães. O Paço dos Duques de Bragança foi mandado construir por D. Afonso, 1º Duque de Bragança para a sua amante e é hoje um monumento nacional e um dos pontos turísticos de interesse da cidade de Guimarães.

Paço dos Duques de Bragança

O Paço dos Duques de Bragança é um edifício de origem portuguesa, um monumento nacional, que é também designado popularmente apenas por «Paço dos Duques». Não se pode confundir a localização deste monumento nacional português uma vez que serviu efetivamente como Paço para os Duques de Bragança mas é um edifício localizado e construído na cidade de Guimarães, uma cidade portuguesa que se situa no distrito de Braga, na Região do Norte de Portugal Continental, na sub-região do Ave e ainda na antiga província do Minho. O Paço dos Duques de Bragança está localizado pertíssimo ao Castelo de Guimarães e foi um edifício mandado construir por D. Afonso, o primeiro Duque de Bragança, para a sua amante, pois quando estivesse o Rei com a sua amante, já tinha um edifício luxuoso, bem equipado e vistoso, para estarem os dois. D. Afonso, o primeiro Duque de Bragança, era uma pessoa bastante viajada, tinha feito várias viagens no continente da Europa, tinha absorvido várias culturas, vários costumes, tradições, estilos de arte, estilos de arquitetura, de decoração e etc e por isso a sua ‘bagagem’ cultural serviu de influência no modelo do Paço dos Duques de Bragança que se inspira num estilo borgonhês – de Borgonha, em França – e reflete os gostos do Rei nas suas viagens pela Europa ainda que o aspeto que o Paço dos Duques de Bragança tem nos dias de hoje seja uma imagem que é resultado de uma recriação, remodelação e reconstrução da estrutura, na época do Estado Novo em Portugal, que foi, inclusive, muito contestada e polémica. Nos dias de hoje o Paço dos Duques de Bragança tem como função principal servir como residência oficial ao Presidente da República quando o próprio se desloca à Região do Norte do país e necessita de alojamento.

História e características do Paço dos Duques de Bragança

Vista aérea do Paço dos Duques de Bragança em Guimarães

Vista aérea do Paço dos Duques de Bragança em Guimarães

O Paço dos Duques de Bragança começou a ser construído durante o século XV por iniciativa de Afonso I de Bragança e tem um estilo francês muito próprio, com influências de Borgonha. O edifício do Paço dos Duques de Bragança esteve desocupado quando os duques se mudaram para o Paço Ducal de Vila Viçosa, um edifício que se localiza na pequena vila de Vila Viçosa, no distrito de Évora, na região do Alentejo Central, em Portugal. O edifício do Paço Ducal de Vila Viçosa foi durante alguns anos (séculos) a sede da Casa de Bragança, titulada oficialmente como Sereníssima Casa de Bragança, uma família nobre portuguesa que foi uma das mais importantes no país, na Europa e também no Mundo até ao início do século XX. Era a família real portuguesa e o Paço Ducal de Vila Viçosa tornou-se a sede do ducado de Bragança quando D. Fernando sucedeu a seu pai e assim se tornou o 2º duque de Bragança, no ano de 1461.

No ano de 1933, já sob o governo de António de Oliveira Salazar – um estadista nacionalista português que além de ser chefe de vários ministérios foi ainda presidente do Conselho de Ministros do governo ditatorial do Estado Novo – foi quando o edifício dos Paços dos Duques de Bragança sofrera uma mudança geral e foram transformados em residência oficial do Presidente do Conselho após uma mudança repentina e de um forte restauro que foi contestado na época. Em termos de características do edifício destaca-se o seu interior com algumas salas que formam um museu, onde se dá maior relevo aos tapetes persas, às tapeçarias flamengas, às pinturas e aos retratos tais como o «Cordeiro Pascal» de Josefa de Óbidos ou o retrato de D. Catarina de Bragança. Da estrutura do edifício é de notar também a fachada principal, as arcadas, o pátio central, a capela, o Salão Nobre, a Sala de Armas e o Salão de São Miguel.

622 Visualizações 1 Total
622 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.