O Museu Municipal de Ferreira do Alentejo, apesar de ter sido criado no ano de 1996, apenas foi inaugurado no ano de 2004 com o objectivo de estudo, divulgação, comunicação e conservação dos bens materiais e imateriais das gentes de Ferreira. Este espaço foi constituído aquando da criação do serviço histórico museológico..
Este espaço museológico fora outrora a Casa Agrícola Jorge Ribeiro de Sousa e propriedade do herdeiro dos Condes de Avilez e Boa Vista e da Morgada da Apariça, desconhecendo-se a data exacta da sua construção, apesar de manter características arquitectónicas de finais do século XIX.
Este edifício foi adquirido pelo município em 1976 e nele já funcionaram as mais diversas actividades inclusive o conselho desportivo e o agrupamento de escuteiros.
O acesso ao museu é feito através da biblioteca municipal, passando por uma escadaria de patamar único com galerias de arcos de volta perfeita.
Relativamente ao seu interior destacam-se os antigos salões com um revestimento neoclássico de motivos florais. Ainda no seu piso térreo é possível observar as abóbadas apoiadas em pilastras de grossa alvenaria, que nos transporta até um pequeno jardim. Neste piso funcionavam antigamente o celeiro da casa e as adegas.
O Museu Municipal é composto por dois pólos. No primeiro funciona o arquivo municipal, sendo que no segundo se centra um espólio de arte sacra (têxteis, manuscritos e ourivesaria do século XVI ao século XVIII), alfaias e instrumentos de antigas profissões, bens etnográficos doados pelos habitantes e ainda vestuário do século XIX.
Este edifício passou a ser integrado na Rede Portuguesa de Museus em Maio de 2010.