Localizado na Rua da Misericórdia na freguesia de Vila Alva, concelho de Cuba, encontramos o Museu de Arte Sacra e de Arqueologia.
Este núcleo museológico está instalado na Capela do Senhor Jesus dos Passos, na Igreja da Misericórdia, e apresenta um variado espólio com peças do período pré histórico, romano e medieval, sendo a singularidade do seu espaço constituído pelos dois templos e por um conjunto de labirintos que resultaram do aproveitamento de algumas dependências como sacristias e altares e os seus respectivos corredores.
Para visitar o museu entra-se peka Capela do Senhor Jesus dos Passos, onde na nave outrora destinada aos participantes nos ofícios religiosos, se encontra uma colecção de sete Bandeiras pintadas a óleo sobre tela, do século XVII, e que representam cenários da Paixão e Morte de Cristo e que tinham como principal função integrar-se nos funerais dos membros da Irmandade da Misericórdia
Num plano central do museu encontramos uma escultura, de grande devoção pela população local, do Senhor Jesus dos Passos, esculpida no século XVII, e que representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário sendo que no lado direito do altar encontramos um Ex-Voto de um milagre atribuído ao Senhor Jesus dos Passos.
Numa outra sala encontramos cinco telas do século XVII intituladas “Passo” visto serem utilizadas na Procissão do Senhor dos Passos, marcando as estações da Via Sacra e um conjunto de lanternas utilizadas na Procissão do Enterro do Senhor.
Relativamente ao mobiliário que se encontra na sacristia da Igreja da Misericórdia destaca-se um arcaz para guardar paramentos, missais e alfaias religiosas, uma imagem indo-portuguesa de Cristo em marfim, uma urna-sacrário em prata com pedras preciosas, berço de prata com o Menino em ouro, cálices, duas coroas em prata, cruz relicário com o Santo Lenho e duas esculturas em madeira, Santo Inácio de Antioquia e S. Sebastião, ambas do século XVII, sendo que numa vitrine encontramos em exposição peças de ourivesaria como cálices, patenas, galhetas e píxide.
Relativamente à parte arqueológica encontramos peças do período pré-histórico, romano e medieval, onde podemos visualizar algumas colunas romanas e gárgulas, machados de pedra polida e percutores.
No altar do coro alto encontramos ainda uma tela pintada a óleo representando a visita de Nossa Senhora a Santa Isabel pintada no início do século XIX.