Museu da Geodesia

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Museu da Geodesia localiza-se no cume da serra da Melriça, a 600 metros de altitude, na freguesia e concelho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco. Neste espaço museológico estão variados conteúdos relativos à edificação do Picoto da Melriça e à evolução da cartografia desde o século XIX. O museu foi inaugurado em 2002 e tem entrada gratuita. 

História do Museu da Geodesia

As primeiras observações com o objetivo de triangular o local aconteceram em 1870. As observações astronómicas de latitude, longitude e azimute, assim como as primeiras observações por satélite no Picoto da Melriça apenas se realizaram entre 1960 e 1970. Já em 1982 realizaram-se observações de distância integradas num poligonal norte-sul. No início dos anos 90 foi usado pela primeira vez o sistema de posicionamento global GPS. 

A 592 metros de altitude, o vértice em alvenaria da Melriça é uma das primeiras pirâmides geodésicas do país, tendo estado na origem do sistema de coordenadas geográficas associado ao Datum 73, o sistema de referência nacional. No centro geodésico de Portugal, ao lado do Picoto da Melriça, foi inaugurado em 2002 o Museu da Geodesia, no âmbito de uma parceria entre a Direção Geral do Território e a Câmara Municipal de Vila de Rei. Este espaço museológico dedicado à geodesia tinha como objetivo preservar e dar a conhecer um legado histórico e científico associado à modernização geodésica nacional.  

Museu da Geodesia

Características do museu 

O interior do museu é acessível através de uma rampa de metal e, após se atravessar um corredor de vidro de onde se avista o Picoto da Melriça, entra-se numa sala de exposições permanente onde se encontram painéis explicativos e instrumentos geodésicos. O património técnico e científico o museu retorna ao século XIX, proporcionando uma viagem no tempo. O espaço tem ainda uma zona de venda de produtos alusivos ao museu, mas também ao concelho de Vila de Rei. Ao dispor dos visitantes está ainda um bar e um pequeno auditório multimédia. Após a visita pode solicitar o diploma de visita ao Centro Geodésico de Portugal. 

No exterior do museu é possível admirar uma paisagem de 360º sobre o horizonte, em que se destaca a Serra da Lousã e, com tempo limpo, a Serra da Estrela, quase a 100 quilómetros de distância. 

231 Visualizações 1 Total
231 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.