Monte da Palheta e Ermida de São Barnabé

Apresentação do Monte da Palheta e Ermida de São Barnabé: O conjunto arquitetónico formado pelo Monte da Palheta e Ermida de São Barnabé está localizado a este de Redondo, vila portuguesa…

Apresentação do Monte da Palheta e Ermida de São Barnabé

O conjunto arquitetónico formado pelo Monte da Palheta e Ermida de São Barnabé está localizado a este de Redondo, vila portuguesa do distrito de Évora, em plena peneplanície alentejana, numa zona de montado, a oeste do qual passa a Ribeira da Palheta que deu nome à herdade. A área construída inclui o edifício principal (a Casa do Lavrador) e diversas construções destinadas a residência dos empregados e serviços de lavoura, nomeadamente celeiros, queijaria, lagar, adega e ferraria, que servem de sede de exploração a um grande latifúndio agrícola.

A propriedade que originou o Monte da Palheta já era referida no século XV, pertencendo na altura ao Convento de São Paulo da Serra d’Ossa. Nesta altura existiria já na propriedade a Ermida de São Barnabé, mas a mesma encontra-se atualmente em estado de avançada ruína. Segundo relatos antigos, possuía planta longitudinal de nave única, com cobertura em abóbada de perfil em arco abatido. No interior existia um retábulo barroco de talha joanina, dourada e policromada que integrava uma tela com a representação de Nossa Senhora da Conceição.

A partir do século XVIII, a herdade passou por diversos proprietários, e no século XIX foi objeto de uma importante ampliação. Em 2007 foi projetado para o local um empreendimento turístico mas que atualmente se encontra parado.

219 Visualizações 1 Total
219 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.