Apresentação da Igreja Matriz do Rabaçal
A Igreja Matriz do Rabaçal (ou Igreja de Santa Maria Madalena) é um templo religioso localizado no Rabaçal, um localidade portuguesa do concelho de Penela, distrito de Coimbra. O edifício atualmente existente é o resultado das diversas obras e remodelações efetuadas ao longo do tempo, uma das quais e a mais relevante, em finais do século XVIII.
A fachada principal é formada por linhas direitas, sem elementos decorativos, além da porta principal que é encimada por um elemento escultórico triangular, acima do qual está uma grande janela. Do lado esquerdo localiza-se a grande torre sineira, de formato quadrangular, possui quatro aberturas no topo, cada uma das quais com um sino. O seu interior é composto por uma única nave e uma capela, no qual se destaca um retábulo oitocentista de talha com uma tela alusiva à sua patrona, Santa Maria Madalena.
Destaque também para os dois altares dos flancos lateriais, construídos em talha e de estilo neoclássico dos finais do Século XVII. Nos nichos destes altares, existem duas esculturas setecentistas de São Domingos e de Santa Teresa.