Apresentação da Igreja da Misericórdia de Penela
A Igreja da Misericórdia de Penela é um templo religioso da segunda metade do séc. XVI, localizado em Penela, vila portuguesa do distrito de Coimbra. Em 1616, e tendo em conta a data inscrita no portal axial, o edifício terá sido alvo de obras de importantes reformas. Constitui, juntamente com a Igreja de Santa Eufémia, um importante marco histórico e artístico que testemunha uma época de grande prosperidade da localidade e da região.
Apresenta um arquitetura maneirista, com a estrutura típica das igrejas de misericórdia da região do Mondego, que apresenta o altar-mor elevado em relação ao resto do pavimento. A sua planta é longitudinal de nave única e presbitério, com teto de madeira em masseira e iluminada pela janela axial e lateral. A sala do Despacho é adossada à fachada lateral, aberta para a nave através de uma tribuna, seguindo assim a tendência estética e artística da região de Coimbra.
A fachada principal é terminada em empena e rasgada por vãos organizados num eixo central, o qual é composto por um portal de verga moldurado, enquadrado por colunas dóricas e sobreposto por uma janela. A porta principal tem elementos dos períodos Manuelino, Renascentista e Maneirista. A torre sineira de formato quadrado é uma construção do século XIX.
No interior destaca-se o coro-alto e púlpito no lado do Evangelho, com bacia e guarda plena em cantaria, a capela-mor colaterais em pedra de Ançã, os retábulos de talha policroma de planta recta e um eixo, tardo-barroco e neoclássicos. Referência ainda para a bandeira processional, composta por duas pinturas evocativas da Piedade e da Senhora da Misericórdia, da autoria de Ernesto Condeixa.
Coordenadas GPS: N 40 01.728' W 008 23.425' (40.02880, -8.39042)