Apresentação do Castelo e Muralhas de Mértola
O Castelo de Mértola é uma construção dos finais do século XIII, inícios do século XIV, altura em que foi dada Carta de Foral à povoação (1254), e habitada pelo alcaide-mor até ao século XVI. É composto por uma muralha de aproximadamente 3 km2. A entrada principal está “flanqueada” por uma torre quadrangular e uma torre semicircular. No Norte do Castelo situa-se a Torre de Menagem, com cerca de 30 metros de altura e a oeste encontra-se uma porta que comunica com o exterior através de um recinto amuralhado.
As Muralhas da Vila de Mértola são uma construção do século IX, que rodeia o Centro Histórico de Mértola. Esta muralha possui três entradas ou Portas: Portas de Beja, Portas do Buraco e a Porta da Ribeira, restando apenas esta ultima, visto as outras duas terem sido destruídas no inicio do século XX. Escavações realizadas recentemente, vieram a descobrir um grande bastião semicircular de época romana no troço da muralha que está virado para o Guadiana. As primeiras construções que se encontram dentro da muralha datam do século I d.C.
Realizaram-se nos últimos anos escavações no interior do Castelo pondo a descoberto estruturas habitacionais da época islâmica.