Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O Castelo de Sertã localiza-se na vila, freguesia e concelho da Sertã, no distrito de Castelo Branco. É um dos principais monumentos do concelho e neste local está um bonito miradouro para a vila e paisagem envolvente.
História e características do Castelo da Sertã
Segundo a lenda local, a origem deste castelo deve-se a Sertório, um militar romano que viveu exilado na Península Ibérica por volta de 80 a.C. O castelo de cinco quinas terá sido edificado pelo militar, que se aliou à resistência dos Lusitanos. Dentro das paredes do castelo desenrolou-se a famosa Lenda da Celinda, em que esta mulher expulsou os romanos, atirando sobre eles uma frigideira com azeite a ferver. Contudo, as escavações arqueológicas realizadas no final do século XX não identificaram vestígios de romanos ou lusitanos.
No século XVIII o castelo estava praticamente arruinado, algo que se manteve nas décadas seguintes. Em 1936 foi reconstruída uma das torres do castelo, assim como a Capela de São João Baptista. Em 1999 a Câmara Municipal desenvolveu um projeto de requalificação do espaço.
Entre 1996 e 1998 foram realizadas escavações arqueológicas que revelaram a existência, no interior do perímetro do castelo, de um celeiro, uma antiga capela, uma calçada em uso nos séculos XV e XVI e ainda de fragmentos de cerâmica árabes.
A arquitetura do Castelo da Sertã é do tipo militar, medieval, apresentando uma planta irregular e muralhas em xisto. No seu interior está uma torre quadrangular e uma igreja de nave única, com capela-mor mais estreita.