Parque Estadual Xixová-Japuí

O Parque Estadual Xixová-Japuí é um parque de conservação ecológica do Estado de São Paulo, no Brasil. Criado em 1993 através do Decreto Estadual 37.536, de 27 de Outubro de 1993, o parque possui 901 hectares, distribuídos pelos municípios paulistas de Praia Grande e São Vicente. Teve sua primeira fase do Plano de Manejo elaborada em 1997 que consistiu na consolidação de dados e no estabelecimento de diretrizes preliminares para implantação do Parque. O território da unidade apresenta uma setorização que visa otimizar seu planejamento e o desenvolvimento de suas ações, sendo esta: Setor Japuí, Setor Xixová e Setor Itaipú.

Localizado em meio a Região Metropolitanada Baixada Santista, território densamente urbanizado, o Parque é um fragmento de Mata Atlântica com características naturais, paisagísticas e histórico-culturais únicas. O turismo de massa durante a estação do verão é uma constante nos municípios de Santos, Guarujá, Praia Grande e São Vicente, prática facilitada ainda mais devido à proximidade destes centros da Capital Paulista. Neste contexto, o Parque é amplamente explorado por turistas locais, em sua maioria, e não locais, eventuais e/ou permanentes, que procuram áreas com alta beleza cênica e pouco exploradas, mas que muitas vezes trazem para a unidade características de um turismo desordenado e altamente impactante ao meio. Média de 69 pessoas por dia durante os meses de janeiro a março.

504 Visualizações 2 Total
504 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.