Parque Estadual Marinho da Laje de Santos

O Parque Estadual Marinho Laje de Santos é um parque marinho de conservação ecológica, localizado no município de Santos, no Estado de São Paulo, no Brasil. Foi criado em 27 de setembro de 1993, através do Decreto Estadual nº 37.537. O parque é considerado o primeiro (e único) parque marinho dentre as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo e tem como objetivo a proteção do ambiente marinho. Local de grande diversidade biológica nas costas marinhas de São Paulo, devido à ausência de outras formações rochosas ou ilhas em áreas próximas, acarretando em grande concentração de peixes de passagem e recifais na área.

O parque inclui não apenas a Laje de Santos, mas também outras formações rochosas submersas, como os parcéis do Bandolim, das Âncoras, do Brilhante, do Sul e do Novo, além dos alguns rochedos conhecidos como Calhaus. A Laje de Santos, incluída no parque, possui 33 metros de altitude, 550 metros de comprimento e 185 metros de largura máxima. O formato da ilha lembra uma baleia. A inclinação é mais acentuada no seu lado mais exposto às ondas na parte sul e sudeste, no lado norte e nordeste a região é mais plana.

É considerando um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina do País, devido a grande visibilidade por debaixo d’água, que pode alcançar até 35 metros de profundidade nos melhores dias.

O parque é aberto para visitação pública e atua como um local que desenvolve atividades de educação ambiental e científicas, proporcionando contato direto com os diferentes ecossistemas que ainda podem ser conhecidos e compreendidos.

524 Visualizações 2 Total
524 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.