Parque Estadual Itaberaba

O Parque Estadual Itaberaba é um parque de conservação ecológica, com uma área de 15.113,11 hectares, localizado na área de conectividade na extensão norte/noroeste da Serra da Cantareira com a Serra da Mantiqueira, nos municípios de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Nazaré Paulista e Mairiporã, no Estado de São Paulo, no Brasil. O Parque Estadual Itaberaba apresenta alta diversidade biológica, fauna variada com grande número de espécies endêmicas de Mata Atlântica e várias espécies raras ou ameaçadas de extinção. Conforme estudos realizados, foram detectadas espécies de mamíferos de médio e grande porte classificadas em algum tipo de ameaça, o que reforça a importância da conservação da área para a manutenção deste bioma que está entre os principais hot-spots de endemismo do mundo.

A flora do Parque Estadual Itaberaba apresenta composição florística bastante heterogênea com formação florestal de Mata Atlântica caracterizada pela Floresta Ombrófila Densa Montana. Quanto aos aspectos geológicos avistamos no Parque os Mares de Morros com altitudes que variam de 660m a 1420m. O PE Itaberaba apresenta vários sítios geológicos, arqueológicos e culturais com importante potencial educacional, turístico e científico.

O PE Itaberaba é uma das Unidades de Conservação de Proteção Integral administradas pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

534 Visualizações 2 Total
534 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.