Yin-Yang

O Yin-Yang é com conceito central da interpretação filosófica taoista.

O Yin-Yang como conceito central para a interpretação filosófica e religiosa do Tauismo, assenta na premissa de dualidade do Universo, que nada existe sem o seu contrate e contraponto. Yin e Yang embora sejam dois conceitos distintos são em si a própria representação da dualidade do Universo no Tauismo, formando uma dualidade conceptual numa só definição. Yin representa o feminino e a Lua, o Yang representa o lado masculino e o Sol.

Mediante esta ideologia, cada, pensamento, ideia, sentimento, aspecto da vida humana e da natureza tem o seu oposto e contraste. A noite e o dia, o frio e o quente, o rápido e o devagar, o alto e o baixo, o ganhar e o perder, são alguns dos infindáveis exemplos dos contrates que existam á nossa volta e que demonstram a premissa presente no Yin-Yang, quer sejam eles controláveis pela nossa acção, quer sejam verdades absolutas da natureza como o dia e a noite assente no Yin (Lua) e Yang (Sol).

Contrariamente à generalidade das interpretações filosóficas religiosas que defendem uma clara separação entre bem e mal, o Tauismo defende através do conceito de Yin-Yang que o Bem não poderia existir sem o Mal e vice-versa, são duas realidades distintas mas interligadas, em que uma não existiria sem a outra. Não é possível conhecer e compreender uma realidade sem a existência da outra, sem o Mal, o Bem passaria a ser um conceito recorrente e banal, a acção normal que não poderia ser definida por não existir um contraste.

A premissa da dualidade entre Bem e Mal, recorrente nas grandes religiões como o Cristianismo e o Islamismo, em que algo ou determinada acção é definida como bom ou mau, não encontra eco no Tauismo. O Yin-Yang como conceito mutável e transformável defende que, todo o que fazemos ou que nos rodeia é bom e mau ao mesmo tempo, variável consoante as situações e ponto de vista. Este tipo de pensamento não é exclusivo da dualidade bem e mal, mas sim de toda a interpretação do Yin-Yang e uma forma muito democrática de ver a vida e os acontecimentos. Nem todo é preto e branco, depende da perspectiva de cada um, O Yin-Yang é individualizado não generalizado como preceitos presentes na Bíblia ou no Corão, mutável e transformável.

Assim o Yin é o princípio passivo da vida, o Yang o activo, os dois princípios que complementam-se compondo todo o que existe, e formando um equilíbrio dinâmico entre os dois contrastes mediante a situação, local e pessoa. O Yin e o Yang são equiparados, nenhum é superior ao outro, complementam-se numa perfeita simetria e existência conceptual de Yin-Yang, como é elucidativo na própria representação deste conceito, o claro e escuro, contrastes desde sempre observáveis na natureza pelos humanos enquanto noite/dia e lua/sol, transformados em Yin-Yang.

Yin-Yang

Yin-Yang

O Yin-Yang é a visão de um mundo cheio de contrastes e pontos de vista diferentes, e de um equilibrado entre dualidades em contraponto à visão das religiões monoteístas, de mundo composto por preceitos imutáveis. Esta diferença de interpretações é em si mesma uma manifestação de Yin-Yang.

734 Visualizações 1 Total
734 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.