Tantrismo

O Tantrismo (palavra deriva de Tantra = Tan – escuridão  e  Tra – libertação) é uma doutrina religiosa desenvolvida no Hinduísmo e no Budismo tardios (por volta do sé.VII), que combina um tipo de metafísica mágica, ritualista e esotérica com o ioga e práticas de índole erótico. Atua sobretudo com recurso a meios simbólicos, procurando chegar a um êxtase coletivo de liberdade, saboreando prazeres geralmente proibidos como o álcool, a carne e as relações sexuais.

As principais divindades do Tantrismo são Shakti que é a energia feminina, ativa e símbolo da matéria e Shiva que é o princípio masculino, passivo que representa o espírito. O objetivo do tantrismo é unir Shakti e Shiva a fim de manipular a energia do corpo. Tal prática ficou conhecida como sexo tântrico.

710 Visualizações 1 Total
710 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.