Indra

Indra é uma das divindades centrais para o culto e mitologia Hindu, é irmão do Deus Vixnu.

Para o hinduísmo Indra é o Deus das tempestades, filho da encarnação da Deusa Aditi, representativa do futuro, do passado, da fertilidade, do céu e do inconsciente como Aditya. Na sua passagem pela vida terrena a encarnação de Aditi, foi casada com Kasyapa com quem teve dois filhos, Vixnu e Indra.

As origens e introdução do culto a esta divindade no hinduísmo podem estar associadas com as migrações de indo-europeus e contacto entre estes e os persas na região análoga ao Rio Zeravshan, no que corresponde actualmente a uma zona de influência iraniana e uzbeque. Pelas similaridades com a representação divina do poder, força, virilidade e capacidade bélica é credível que Indra tenha sido baseado no poderoso Deus da guerra do zoroastrismo Verethragna. O contacto entre os persas e os indo-europeus provocou a introdução de novos aspectos na cultura e vida quotidiana dos hindus com a inserção de quase quatrocentas novas palavras nos dialectos indo-europeus.

Assim como em outras culturas que retractam uma rivalidade entre dois irmãos, como por exemplo acontece no zoroastrismo, o mesmo sucede no hinduísmo. Indra era inicialmente o Deus alvo de maiores adorações e seguidores na mitologia hindu, o rei dos Deuses do Passado. Com alterações dogmáticas no seio da religião, os seus seguidores passaram a prestar culto ao seu irmão Vixnu.

Segunda a lenda relativa a esta passagem mitológica, um Indra enfurecido enviou uma tempestade gigantesca para punir os seus antigos seguidores, Vixnu ergue uma montanha para protegê-los da fúria intempestiva do seu irmão. Por esta conduta passou a ser visto de forma menos positiva pelos hindus.

Contrariamente a outras divindades que não podem ser subjugadas por humanos, a posição de Indra pode ser ocupada por um humano desde que realize um conjunto de sacríficos. Por isso Indra tem especial atenção ao Plano Material, impedindo que um ser humano consiga atingir os requisitos necessários para ocupar o seu lugar.

Indra utiliza um mitológico elefante branco chamado Airavata como meio de transporte e reside no Monte Meru nos Céus.

Indra

Indra

821 Visualizações 1 Total
821 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.