Guru

O termo guru (do sânscrito, ‘professor’) é uma figura histórica e central do Hinduísmo – é o professor ou mestre, essencial da transmissão oral do ensino e da doutrina, sendo a sua principal função é a transmissão do saber védico. Já na época dos Upanixadas todos os que pretendiam iniciar-se na doutrina religiosa vinham com um tronco na mão para indicar que estavam dispostos a acender e a manter o fogo da verdade. Desta forma era estabelecida um relação entre mestre e discípulo, em que o mestre passaria a ser considerado um modelo e um exemplo, tornando-o um ‘guia espiritual’ dos seus alunos, uma tradição que se mantém até aos dias de hoje. Enquanto ermitãos solitários ou itinerantes, foram instrumentos da transmissão dos saberes religiosos e filosóficos da Índia. Os gurus adquiriram especial importância no sikismo, onde floresceram grandes gurus. Atualmente muitos estudantes de todo o mundo vêm receber os seus ensinamentos vivendo uma relação de convivência mestre-discípulo.

 

Acha que pode contribuir para enriquecer ou outro artigo da nosso enciclopédia? contacte-nos para o mail geral@knoow.net 

634 Visualizações 1 Total
634 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.