Dalai Lama

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O que é o Dalai Lama

Dalai Lama (que em português significa ‘Mestre do Oceano’, podendo ser também traduzido como ‘Oceano de Sabedoria’) é o título dado a uma linhagem de líderes religiosos budistas tibetanos da Escola Gelug. Desde o seu início em 1391, sucederam-se, numa linha ininterrupta, 14 Dalai Lamas, que a partir do século XVII foram também chefes de Estado do Tibete,dando início assim a um Estado Teocrático, que durou até 1959, ano em que a China invadiu e anexou o Tibete. Além da autoridade política, o Dalai Lama assume também a autoridade espiritual, embora grande parte desse papel tenha sido tradicionalmente desempenhado pelo Panchen Lama. Gradualmente o Lama transformou-se também no líder supremo das restantes entidades budistas. Cada Dalai Lama é considerado como uma reencarnação do anterior – após a morte do Dalai Lama, é efetuada uma pesquisa pelos seus discípulos para descobrir o seu renascimento na linhagem tulku iniciada com Gendun Drup.

O atual Dalai Lama, Tenzin Gyatzo tem estado exilado desde 1959, altura em que foi obrigado a fugir dos invasores chineses que anexam o Tibete ao seu território. Desde aí, tem viajado por todo o mundo na busca de apoio político para a causa tibetana, defendendo a libertação do Tibete através da não-violência.

717 Visualizações 1 Total
717 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.