Avalokiteshvara

Quem é Avalokiteshvara

Avalokiteshvara (do sânscrito: Avalokiteśvara, que em português significa ‘Aquele que olha para baixo ou para o mundo”) é um dos quatro chefes bodhisattvas do Budismo Mahayana, que surge como uma manifestação do buda Amitabha, e cujo principal atributo é a compaixão. Sendo a compaixão uma virtude central não apenas do Budismo, mas também de muitas outras religiões e culturas, Avalokiteshvara tornou-se muito conhecido em muitos outros meios que não apenas o Budismo, sendo muito comum encontrar o seu mantra Om mani padme hum em muitos locais budistas e não budistas.

Na China e no Japão é adorado sob o seu aspeto feminino (Kwan Yin na China e Kannon no Japão), enquanto no Tibete é adorado como Chenrezi, cujas reencarnações incluem o Dalai Lama. Surge geralmente representado com mil braços e cabeças, em alusão ao facto de deles necessitar para acudir a tantas pessoas presas no inferno.

626 Visualizações 2 Total
626 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.