Minotauro

Minotauro é uma criatura mitológica, pertencente à mitologia grega.

Minotauro é uma criatura pertencente à mitologia grega. De forma sucinta, referem-se a ele nos mitos gregos como parte homem, parte ouro, ou como tendo corpo de homem e cabeça de touro. Ele habitava o centro de uma construção elaborada pelo arquiteto cretense Dédalo e por seu filho Ícaro, chamada de Labirinto, a pedido do rei de Creta, Minos.

Embora se acredite que a criatura se chamava Minotauro, em Creta era chamada de Astérion, nome que Minos pegou de seu pai adotivo. Minotauro, em grego, significa justamente “Touro de Minos”, o que faz sentido já que o monstro era, de certa forma, filho do rei de Creta. A utilização de “minotauro” como um substantivo comum, designando criaturas genéricas metade homem, metade touro surgiu apenas no século XX em literatura de fantasia.

Nascimento

De acordo com as narrativas míticas, Minos assumiu o trono de Creta e pediu a Poseidon que lhe enviasse um touro tão branco como a neve em sinal de sua aprovação. Ao receber a dádiva solicitada ao deus dos mares, Minos deveria sacrificar o animal para homenagear o favor recebido. Deslumbrado com a beleza do animal, no entanto, Minos o mantém vivo.

Como punição por ter quebrado os protocolos e não ter sacrificado o animal, a deusa Afrodite fez com que Parsífae, esposa de Minos, se apaixonasse cegamente pelo belo touro branco. A rainha de Creta pediu então que o arquiteto Dédalo elaborasse uma vaca de madeira para que ela, em seu interior, mantivesse relações sexuais com o animal. Dessa união surgiu o Minotauro.

Parsífae chegou a cuidar da criatura durante a infância, mas foi impossível manter esses cuidados na idade adulta. Uma vez que o Minotauro vinha de uma mistura entre humano e animal, não havia uma forma específica de alimentá-lo. Descobriu-se, então, que sua dieta se baseava em carne humana.

Minos aconselhou-se com o oráculo de Delfos, a fim de saber o que fazer com aquela criatura. Pediu então a Dédalo que construísse um labirinto de proporções gigantescas que serviria de habitação para o monstro. Diz-se que esse labirinto foi construído em Cnossos, onde arqueólogos encontraram uma estrutura com mais de 1300 compartimentos com grande semelhança a um labirinto.

minotauro

Minotauro e Teseu

Houve uma guerra entre Creta e Atenas. Minos acreditava que a morte de seu filho Androgeu era culpa dos atenienses, no que ele decidiu atacar a cidade. Durante o cerco à a Atenas, Zeus enviou uma praga contra os atenienses, que os fez perder a guerra. Minos, então, estipulou a cobrança de uma taxa que deveria ser paga a cada nove anos ou, conforme algumas variações, anualmente: sete rapazes e sete moças atenienses deveriam ser enviados à Creta para serem devorados pelo monstro Minotauro.

Durante a terceira remessa de jovens atenienses para Creta, Teseu se ofereceu ao pai, Egeu, para assassinar o Minotauro. Uma vez em Creta, ao substituir um dos enviados, Teseu conhece Ariadne, filha de Minos, e ambos se apaixonam. Ela se oferece para ajudá-lo. De acordo com o mito, Ariadne dá ao amante um novelo de lã que o ajudaria a sair do labirinto pelo caminho que voltou.

Teseu e o Minotauro se enfrentam no centro do labirinto. O monstro é morto com um único golpe na cabeça. Teseu salva os atenienses que se encontravam presos no labirinto e todos saem do labirinto com vida.

762 Visualizações 1 Total

References:

https://www.britannica.com/topic/Minotaur

762 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.