Centauros são criaturas pertencentes à mitologia grega. Ao contrário de outros seres mitológicos como Cérbero e a Quimera, que só havia um espécime, os centauros eram muitos. Eles são descritos como criaturas com cabeça, braços e tronco humano, mas com corpo e pernas de cavalo.
De acordo com a mitologia grega, era possível encontrar os centauros nas montanhas da Tessália. Lá eles se dividiam em duas famílias. Cada família representava uma vertente diferente de centauro, com atitudes e filosofia que não estavam de acordo uma com a outra.
A primeira família era dos filhos de Íxion e de Nefele. Essa família simbolizava a impulsividade, a força bruta, a insensatez e a cegueira de reflexão. Eles se alimentavam de carne cria. Alguns se consideravam filhos de Kentauros, filho de Íxion e Nefele, ou de Hebe e Apolo. Contam os mitos que Íxion queria copular com Hera, mas Zeus modelou uma nuvem (nefele, em grego), com a forma de Hera. Essa família é chamada de ixiônidas.
Já a segunda família representava a bondade, a justiça, a inteligência e a sensatez. Eram os filhos de Filira e de Cronos. O mais célebre centauro dessa família é Quíron, amigo de Héracles e mentor de diversos heróis e semideuses gregos, como Aquiles e Jasão.
O mito em que os centauros têm maior importância é o de sua luta que mantiveram com os Lápitas, seus primos. A intenção dos centauros era raptar Hipodâmia, uma bela mulher, no dia em que casaria com Pirítoo, filho de Íxion. Teseu pôs fim a esse conflito, mediando-o e dando a vitória a Pirítoo. Os centauros, então, acabaram por ser expulsos da Tessália. Héracles, posteriormente, exterminou boa parte deles.
Centauros na literatura de fantasia
Os centauros foram frequentemente retratados por obras de literatura de fantasia. Em As crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis, eles têm um papel guerreiro e nobre. São vistos como filósofos e observadores das estrelas.
Na série literária Harry Potter, de J.K. Rowling, os centauros também são vistos como inteligentes e orgulhosos. São observadores das estrelas e proféticos. Possuem o dom da cura e praticam a astrologia. Vivem em rebanhos na floresta e portam sempre arco e flecha.
References:
https://www.britannica.com/topic/Centaur-Greek-mythology