Amazonas eram guerreiras da mitologia grega. Integravam uma nação de mulheres, que compõe um papel importante em alguns mitos da Antiga Grécia. Entre suas mais famosas rainhas estão Pentesileia, que participou da Guerra de Troia, e Hipólita, cujo cinturão mágico foi um dos alvos de Héracles em um de seus doze trabalhos.
A historiografia greco-romana traz variados relatos sobre invasões amazonas na região da Anatólia. De igual forma, essas guerreiras mitológicas foram conectadas a diversos povos da antiguidade. Atualmente, amazona é um adjetivo que se refere a mulheres que monta
De acordo com os mitos, as Amazonas viveram na região do Ponto, uma região que hoje faz parte da atual Turquia. Elas formaram um reino independente, composto apenas por mulheres. Sua primeira rainha foi Hipólita, que em grego significa égua solta e indomada.
As lendas trazem variadas versões sobre a forma como elas se reproduziam. Em algumas delas, nenhum homem, mortal ou não, podiam viver na comunidade amazona ou sequer ter relações sexuais com elas. Para assegurar a sobrevivência das guerreiras, as Amazonas visitavam uma tribo vizinha, os gargáreos.
De acordo com o que narram os mitos, se as crianças nascessem do sexo masculino, eram mortas, largadas na natureza ou enviada de volta para os gargáreos. As meninas eram mantidas na tribo amazona e treinadas em diversos aspectos. Elas se tornavam caçadoras, agricultoras e guerreiras ferozes.
Amazonas e presença em mitos
As amazonas aparecem em alguns mitos da mitologia grega. O mito de Jasão e os argonautas é um deles. O herói e seus tripulantes aportaram na ilha de Lemnos, enquanto viajavam para a Cólquida. Descobriram que a ilha era habitada somente por mulheres logo ao desembarcarem. Foram recebidos pelas Amazonas em posição de batalha.
A rainha na época, Hipsípile, contou a Jasão que Lemnos fora invadida e todos os homens mortos. As guerreiras convidaram o herói e seus argonautas para tomarem o lugar de seus supostos falecidos esposos. Isso era uma armadilha, no entanto, pois elas haviam assassinado todos os homens que antes aportaram na ilha. Os argonautas decidem ir embora e se safam.
Outro célebre mito em que as Amazonas aparecem é em um dos doze trabalhos de Héracles. O semideus foi enviado por Euristeu para obter a cinta mágica da rainha amazona Hipólita. Ele foi acompanhado de Teseu, que raptou Antíope, irmã da rainha. Esse sequestro levou a uma vingança das guerreiras, que invadiram a Ática. Antíope teria morrido, lutando ao lado do amado, contra suas irmãs.