Enquadramento da Ordem de São Bento (Beneditina):
A Ordem de São Bento (beneditina) foi, fundada por Bento de Núrsia, mais conhecido como São Bento, segundo os seus ensinamentos e directrizes. O conjunto de regras estabelecidas por Bento são, conhecidas como Regra de São Bento, e lançaram as bases para a vida monástica, seguindo o lema, Rezar e Trabalhar.
Os membros da Ordem de São Bento (beneditina) seguem assim os ensinamentos do seu fundador, dar assistência aos pobres, acolher peregrinos e viajantes, obediência, castidade, voto de pobreza, potenciar o ensino, a oração e o trabalho. Segundo a regra de São Bento, é essencial ter uma vida casta, dedicada ao trabalho, e servir a Deus e aos outros.
Antes de São Bento, já existiam comunidades dedicadas ao serviço religioso, mas nunca tinham sido enquadradas num pensamento filosófico religioso. Foi este tipo de inovação que Bento de Núrsia trouxe. Não fundou uma nova ordem, conseguiu aglomerar um conjunto de mosteiros, já existentes, na sua perspectiva de vida casta, em comunidade, com outros religiosos que partilhavam da mesma doutrina e filosofia de vida. A Regra de São Bento regia até o mais ínfimo pormenor, a vida de um monge.
Seria apenas após a sua morte, que os mosteiros que seguiam a sua doutrina começaram a ser conhecidos como beneditinos, o que eventualmente iria originar a Ordem de São Bento. Bento promoveu uma filosofia de vida cristã, que foi amplamente aceite, e que originaria uma ordem monástica. São Bento foi o fundador intelectual da ordem, lançando os princípios morais para a criação da mesma.
Ao longo dos séculos, a Ordem sofreu algumas reformas, a primeira delas no século X, denominada de Cluny, localidade em França, onde foi fundado o primeiro mosteiro reformado. Rapidamente esta vertente do beneditismo tornou-se, a mais popular na Ordem, e não só. Os monges reformados ganharam grande prevalência nas cortes europeias do século XI
Esta influência, no poder político levou, a um desvirtuar da Ordem de São Bento, o que conduziu a outra reforma na Ordem, de Cister, outra localidade em França, onde foi fundado o primeiro mosteiro segundo esta ideologia, que seguia literalmente a Regra de São Bento.
Outras reformas proliferaram no decurso da Época Medieval nesta instituição, mas as alterações económicas e politicas, a partir dos séculos XV e XVI, levaram a uma redução drástica no número de indivíduos interessados numa vida monástica.
Actualmente a Ordem de São Bento (beneditina) encontra-se, um pouco por todo o mundo, mantendo a sua vocação religiosa, e promovendo o ensino e assistência em regiões e pessoas mais desfavorecidas
References:
BERLIOZ, Jacques; Monges e Religiosos na Idade Média, Terramar, 1999
LEBRUN, François; As grandes datas do cristianismo, Editorial Notícias, 1992