Monge

O termo Monge (ou Monja no feminino) designa um membro de uma comunidade religiosa de homens que vivem em clausura e em permanente contemplação, afastados do mundo e de todos os bens materiais e sujeitos a uma regra ascética. O monaquismo tem constituído uma das características do cristianismo e do budismo embora possa existir também noutras religiões, nomeadamente no hinduísmo, no siquismo no jainismo. Existem mesmo algumas religiões que são formadas sobretudo por monges, nomeadamente o lamaísmo.

Na Igreja Católica, os Monges podem ser clérigos ou leigos e vivem nos mosteiros, seguindo uma determinada ordem religiosa monástica. A tradição monástica teve o seu auge durante a Idade Média, um período em que os mosteiros eram verdadeiros centros de conhecimento. Nessa época os Monges mais conhecidos eram os Beneditinos, uma ordem religiosa monástica criada por São Bento. No Budismo os Monges vivem em comunidades ou junto aos templo e santuários, vivendo em perfeito desapego de todos os bens materiais, sobrevivendo geralmente à base da mendicância. Os monges hinduístas surgiram muitos antes dos monges cristãos, vivem em mosteiros ou em comunidades e passam a maior parte do seu tempo em meditação profunda. No siquismo, os monges são muito semelhantes aos monges hinduístas, embora alguns ajam como missionários, procurando disseminar as suas crenças. Quanto aos monges jainistas, salienta-se o facto de serem vegetarianos, tentando assim proteger todos os animais.

1060 Visualizações 1 Total
1060 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.