Livro do Êxodo

Apresentação do Livro do Êxodo: O Êxodo (termo que significa ‘saída’) é o segundo livro da Bíblia, fazendo parte do Pentateuco, e conta a história da…

Apresentação do Livro do Êxodo

O Êxodo (termo que significa ‘saída’) é o segundo livro da Bíblia, fazendo parte do Pentateuco, e conta a história da libertação do povo hebreu do Egipto através do Mar Vermelho em direcção à Terra prometida. A história central deste livro é a libertação, com a ajuda de Deus, do povo de Israel da escravidão no Egito. O protagonista deste livro é Moisés, que é apresentado como a escolha de Deus para se tornar a Sua voz e o instrumento do Seu poder e a mensagem central é a revelação do nome do Deus verdadeiro – Senhor, nome intimamente associado à libertação do povo hebreu. É este Deus único que liberta e que estabele com o povo uma aliança, a qual é afirmada e duas formas: princípios de vida (Decálogo) que orientam o povo para um ideal de sociedade; e leis (Código da Aliança) que têm como objetivo conduzirem a uma prática desse ideal nos diversos contextos históricos.

Tradicionalmente, como para todo o Pentateúco, a autoria do Livro do Êxodo é atribuída a Moisés mas, apesar de ser ele a personagem central, acredita-se que este terá sido escrito numa época muito posterior aos acontecimentos narrados, utilizando como fonte tradições orais que descreviam a origem de muitas crenças e rituais religiosos dos Israelitas.

O Livro do Êxodo divide-se em quatro secções principais:

  • Os Israelitas no Egito.
  • O Êxodo do Egito e a viagem até ao Sinai.
  • A Aliança no monte Sinai.
  • O Tabernáculo e o seu recheio.

As duas primeiras primeiras secções começam com a descrição da escravidão dos Israelitas no Egito e que incluía a proibição de adorarem o seu Deus. Face à opressão que lhes é imposta, os Israelitas clamam a Deus e Deus envia-lhes Moisés. Quando o Faraó se recusa a deixar partir os Israelitas, Deus envia dez pragas obrigando-o a ceder. Mas o Faraó muda de ideias e lança uma perseguição aos Israelitas a qual termina com a destruição do seu exército pelas águas no Mar Vermelho. Esta secção termina com os Israelitas a vaguear pelo deserto, sustentados por alimento e água miraculosamente oferecidos por Deus.

As duas secções seguintes ocorrem no Sinai. É aí que Deus estabelece uma aliança com o povo Israelita: nessa aliança, cabe a Deus garantir a proteção do Seu povo e cabe aos Israelitas ser fiel ao seu Deus. Esta fidelidade será regida por leis e formas de culto especiais que servirão também para unir o povo. O Êxodo termina com os Israelitas ainda acampados no monte Sinai, lutando por se tornar o povo da grande Aliança.

675 Visualizações 1 Total
675 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.