Actos dos Apóstolos (Bíblia)

Apresentação dos Actos dos Apóstolos – Os Actos dos Apóstolos constituem, a par dos Quatro Evangelhos, um dos livros históricos do Novo Testamento (…)

Apresentação dos Actos dos Apóstolos

Os Actos dos Apóstolos constituem, a par dos Quatro Evangelhos, um dos livros históricos do Novo Testamento da Bíblia Cristã. A designação de Livro dos Actos dos Apóstolos é dada em função de um génBíbliaero literário muito em voga na antiguidade – os chamados actos, os quais retratavam os grandes feitos de pessoas ou de povos. A sua autoria é geralmente atribuída ao evangelista São Lucas e contam os primeiros anos da pregação de S. Pedro e S. Paulo. Terão sido escritos por volta dos anos 61 a.C. a 63 a.C.

Tal como o seu Evangelho, também os Actos dos Apóstolos de São Lucas são formados como um “livro de viagens”, contando a viagem da Igreja de Jerusalém, capital do mundo judeu, até Roma, capital do mundo pagão. Estão divididos em duas partes bem demarcadas: uma centrada na vida de São Pedro e em Jerusalém, para o que São Lucas deverá ter utilizado documentos escritos e testemunhos de outros cristãos; uma outra centrada em São Paulo, a quem São Lucas terá acompanhado e sido testemunha ocular.

800 Visualizações 1 Total
800 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.