Abstinência (na Religião)

Conceito de Abstinência: A palavra abstinência tem origem no latim abstinere, que significa manter-se afastado ou privar-se de algo. Na religião a abstinência representa uma…

Conceito de Abstinência

A palavra abstinência tem origem no latim abstinere, que significa ‘manter-se afastado’ ou ‘privar-se de algo’. Na religião a abstinência corresponde a uma privação ou renúncia voluntária de umaAbstinência pessoa à satisfação de uma necessidade ou desejo por motivos religiosos. Esta é uma prática que pode ser encontrada em quase todas as religiões, quer as mais antigas, quer as mais modernas. No cristianismo, um bom exemplo é a abstenção de comer carne durante o período da Quaresma.

Geralmente a abstinência refere-se a três tipos de privações principais: i) as proibições perante determinados actos como a guerra, por exemplo; ii) a privação de relações sexuais em determinados períodos ou como preparação para determinadas cerimónias; iii) a privação de determinado tipo de alimentos (o chamado jejum) durante certos períodos ou dias do ano.

Alguns bons exemplos de abstinência em diversas religiões são os seguintes:

  • Judaísmo – Yom Kipur (dia da expiação): várias privações que incluem o jejum e a proibição de relações sexuais;
  • Islão – Ramadão: obrigação de jejum entre o alvorecer e o crepúsculo em todos os dias do Ramadão;
  • Cristianismo – Quaresma: proibição de comer carne em determinados dias da Quaresma;
  • Hinduísmo: jejum completo ou parcial em diversos tipos de festivais religiosos.
794 Visualizações 1 Total
794 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.