Abiatar (personagem bíblica)

Quem foi Abiatar (personagem bíblico): Abiatar (do hebraico Evyatar que significa ‘o pai é abundante’) foi um dos sumos sacerdotes de Israel durante o reinado do rei David…

Quem foi Abiatar

Abiatar (do hebraico Evyatar que significa ‘o pai é abundante’) era descendente de Eli e foi, de acordo com os relatos bíblicos, um dos sumos sacerdotes de Israel durante o reinado do rei David e terá iniciado a sua carreira ao lado do seu pai, Aimélec, sumo-sacerdote no Santuário de Nob.Abiatar

Abiatar surge aquando da ida do rei David para Nob, perseguido pelo rei Saul. Nessa altura David procura Aimélec, o qual lhe oferece alimento e lhe entrega a espada de Golias, o gigante filisteu vencido pelo próprio David. Quando Saul descobre que Aimélec tinha dado auxílio a David, manda matar todos os sacerdotes de Nob e respetivas famílias. Apenas Abiatar terá escapado à chacina ordenada por Saul, tendo-se refugiado em Queila junto a David que lhe oferece proteção.

Mais tarde, quando David se torna rei e estabelece a sua capital em Jerusalém trazendo para aí a arca da aliança, nomeia Abiatar um dos dois sumos sacerdotes encarregues de tomar conta do novo santuário (o outro sumo sacerdote era Sadoc, filho de Aítub). Durante esse período, o novo sumo sacerdote foi um dos principais aliados e conselheiros de David tendo-lhe prestado inúmeros serviços. Um desse serviços aconteceu quando durante uma rebelião chefiada por Absalão, David pediu aos seus sumo sacerdotes que ficassem em Jerusalém mesmo depois de o rei ter saído da capital. Conseguiram assim, com a ajuda dos respetivos filhos Jónatas e Aimáas, manter o rei informado sobre a rebelião intentada contra ele. Mais tarde foi também fundamental para ajudar a repor David no trono real.

Na altura da morte de David, deu o seu apoio a Adonias, o filho mais velho de David e na altura considerado como o seu provável sucessor. Contudo, David tinha prometido a Betsabé, sua esposa, entregar o trono a Salomão. Quando Salomão foi coroado rei executou Adonias e os seus principais apoiantes. Contudo, por respeito aos serviços de Abiatar prestados ao seu pai, poupou a vida deste, apenas depondo-o do seu cargo e autorizando-o a retirar-se para a propriedade da família em Anatot, a noroeste de Jerusalém.

3247 Visualizações 1 Total
3247 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.