Oscar de la Renta

Quem foi Oscar de la Renta

.……

Oscar de la Renta, foi um estilista de renome e com um estilo único, que transformou seu nome e a sua Marca em sinónimos de Elegância e Luxo. Uma alusão aos seus luxuosos e impecáveis vestidos que constantemente desfilam nos mais badaladas eventos e gala ao redor do mundo.

Oscar tinha um talento extraordinário, conhecia o que ficava bem nas mulheres, sabia quais quais as formas e cores, que melhor as valorizavam.

As suas peças eram de uma incrível elegância e sofisticação. Com cerca de 50 anos de carreira, o dominicano Oscar de la Renta ficou conhecido por seu trabalho impecável e seus belíssimos vestidos de noiva.

.……

Oscar de la Renta

(1932-2014)

Oscar_de_la_Renta_by_foto_di_matti

Oscar de la Renta  .
.

Dados Biográficos

Nome completo: Óscar Arístides Ortiz de la Renta Fiallo
Nascimento: 22 de Julho de 1932, Santo Domingo, República Dominicana
Morte: 20 de Outubro de 2014 (82 anos), Connecticut
Nacionalidade: Dominicano e Norte-Americano
.

Cargos, Funções, Actividades Profissionais

Áreas em que se distinguiu: Moda
Profissão/cargo: Estilista
Marcas: Oscar de la Renta
Prémios: Coty Award pela sua colecção “Road of Spices”, 1967; Neiman Marcus Fashion Award por Serviços Distinguidos no campo da Moda, 1968; CFDA Lifetime Achievement Award, 1989; French Légiond’Honneur as Commander, 1999; CFDA Womenswear Designer of the Year Award, 2000; Medalha de Ouro de Belas Artes do Rei D. Carlos de Espanha, 2000; CFDA Womenswear Designer of the Year Award, 2007; Medal of Excellence from Carnegie Hall, 2014;
.
.
1932 1950 1963 1965 2000 2014
Nascimento

Muda-se para Espanha para estudar pintura na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, em Madrid

Mudar-se para Nova Iorque, onde começa a trabalhar como assistente no salão de alta-costura e prêt-à-porter de Elisabeth Arden

Funda oficialmente a marca OSCAR DE LA RENTA

Ganhar o prémio de melhor designer do ano

Morre

.
. Importante: Clique para comentar ou colocar questões sobre este tema >>>

.……

Óscar Arístides Ortiz de la Renta Fiallo, nasceu no dia 22 de Julho de 1932 na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana, filho de mãe dominicana e pai porto-riquenho. Passou uma toda a sua infância feliz nesse país cheio de flores e paisagens tropicais. O pai queria que lhe seguisse as pisadas no negócio dos seguros, mas a mãe e as seis irmãs, alimentaram sempre a sua inclinação para o desenho.

Então, em 1950 com apenas 18 anos, muda-se para Espanha para estudar pintura na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, em Madrid. Enquanto viveu em Espanha, interessou-se pelo mundo da moda e começou a desenhar para algumas das Casas de Moda do país.

Em 1956, ao desenhar um vestido para a filha do embaixador americano, o seu talento ganha uma grande visibilidade quando a sua criação aparece na capa da revista Life. O seu talento chama principalmente a atenção de um mestre Cristóbal Balenciaga que o convida a trabalhar no seu ateliê, levando Oscar a trocar as artes plásticas pelo ateliê de Balenciaga, um dos maiores mestres da moda e o homem que viria a ser o seu mentor.

Quando saiu do ateliê de Balenciaga, instalou-se em Paris para começar a trabalhar na Maison Christian Dior, que viria a trocar, pouco tempo depois, pela Lanvin, colaborando com o designer da casa, Antonio del Castillo.

Em 1963, seguindo o desejo de trabalhar para o segmento de “prêt-à-porter”, Oscar mudar-se para Nova Iorque, onde começa a trabalhar como assistente no salão de alta-costura e prêt-à-porter de Elisabeth Arden.

O tempo em que trabalhou com Arden, abriu-lhe muitas portas e um novo mercado, para a sua criatividade. E o momento chave da sua carreira chegou, quando, pela primeira vez, o estilista começou a vestir, ninguém menos, que a primeira-dama americana Jacqueline Kennedy, conquistando assim, visibilidade internacional. Mais tarde o estilista vestiria outras primeiras-damas americanas, como Betty Ford, Nancy Reagan, Hillary Clinton e Laura Bush.

Oscar de la Renta

Oscar de la Renta

Em 1965, se junta a Jane Derby como parceiros, e pouco tempo depois, o estilista, com a ajuda de seu sócio Ben Shaw, compram a empresa e resolveu iniciar sua carreira independente lançando em Nova Iorque a primeira colecção prêt-à-porter feminina. Era o surgimento oficial da marca OSCAR DE LA RENTA.

Em 1973, Oscar conquistou a primeiras de muitas distinções que iria receber pela sua carreira ao entrar no Coty Hall of Fame , onde só há lugar para os costureiros mais importantes do mundo.

Seguiram-se, entre outros muitos prémios, o prémio carreira do Conselho de Desenhadores de Moda da América, atribuído em 1990, e o prémio de Lenda Viva da Sociedade Americana de Perfumes, em 1995. Em 2000, também voltou a ganhar um prémio desta vez para o melhor designer do ano.

Em 1977, lança o primeiro perfume da marca, baptizado com o nome “Oscar” e dedicado às mulheres. Esta fragrância, que viria a ser comercializada em mais de 70 países, ganhou em 1991 o prémio de sucesso eterno da Fundação do Perfume.

Paralelamente, ao sucesso da sua marca, Oscar de la Renta, também desenhava para a marca parisiense Pierre Balmain e a sua colecção de primavera-verão de 1993 tornou-se na primeira, a ser desenhada por um norte-americano para uma casa francesa.

Nos anos 2000, a marca Oscar de la Renta continua com o seu crescente sucesso e expande-se para novos segmento de moda, com: em 2001 de uma linha de acessórios, em 2004 uma linha de Eyewear, em 2006 uma linha de Vestidos de Noiva e em 2012 uma linha de Roupa de Criança e uma linha de Roupa de casa e decoração.

A sua Linha de Vestido de Noiva, foi um extraordinário sucesso desde o primeiro minuto, principalmente quando é eleito para desenhar o vestido de uma das noivas mais famosas do mundo em 2014, Amal Alamuddin que se casou em Setembro de esse ano, com George Clooney.

O George e eu queríamos um casamento romântico e elegante e eu não consigo imaginar alguém mais capaz do que o Oscar para captar esse estado de espírito num vestido“, disse na altura Alamuddin Clooney à revista Vogue.

Também em 2014, Oscar de la Renta nomeia a Peter Copping, como o novo Director Criativo da sua marca, mas o estilista continua a trabalhar nas suas magníficas e românticas criações até à sua morte.

Oscar de la Renta morreu aos 82 anos, no dia 20 de Outubro de 2014, pondo fim a uma trajectória de sucesso que se manterá viva através das suas magníficas criações e do seu legado no mundo da Moda.

Ele manteve-se sempre fiel à sua convicção de que as mulheres deviam parecer elegantes, alegres e femininas, independentemente das mudanças na moda. Os seus desenhos nunca pareceram velhos nem vulgares. Quando usávamos um dos vestidos do Oscar sentíamos que estávamos no nosso melhor.” – Alexandra Shulman, editora da Vogue

614 Visualizações 2 Total

References:

MOWER, Sarah. Oscar: The Style, Inspiration and Life of Oscar de la Renta. Perseus Distribution Services, 2002

MOWER, Sarah. Oscar de la Rente: The Style, Inspiration, and Life of Oscar de la Renta. Perseus Distribution Services, 2014

PARK, Jennifer; TALLEY, Andre Leon; SORKIN, Molly. Oscar de La Renta: The Retrospective. Prestel Verlag GmbH & Company KG., 2016

TALLEY, Andre Leon. Oscar de la Renta: His Legendary World of Style. Rizzoli International Publications, Incorporated, 2015

614 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.