Gianni Versace

Quem foi Gianni Versace

Gianni Versace, um dos mais importantes estilistas Italianos do mundo e fundador, da Casa de moda, Versace. O seu estilo característico, feminino e sensual, fez dele, um dos protagonistas chave da cultura popular dos anos 80 e 90.

«A elegância, tanto na mulher como no homem, é o respeito por si próprio. Somos sempre elegantes quando exprimimos a verdade. Escolher uma peça de vestuário ou um perfume é um acto que nos marca, pois é a expressão da nossa personalidade profunda. Estou convencido que há uma relação íntima entre a pessoa e aquilo que usa. Do acordo entre as duas nasce uma sensação do bem-estar e de segurança, a que eu chamo harmonia». – Gianni Versace

Gianni criou uma marca global feminina e masculina que ajudou a inserir e manter a Itália no mapa da moda. Seu império envolto em glamour vendia roupas, perfumes e acessórios a preços astronómicos que também resultavam em altos lucros para a empresa.

Depois da sua morte, as rédeas da empresa foram tomadas por Donatella Versace, sua musa, irmã e braço direito, auxiliada pela sobrinha Allegra Versace Beck. Actualmente o Império Versace inclui vestuário feminino e masculino, vestuário desportivo, roupa íntima, óculos, uma colecção de jeans, perfumes e uma linha de decoração. Recentemente foi lançada uma linha de maquilhagem da marca Versace e inaugurado o primeiro hotel de seis estrelas da empresa, Palazzo Versace, localizado na Costa Dourada australiana.

.……

Gianni Versace

(1946-1997)

© Copyright 2010 CorbisCorporation

Gianni Versace  .
.

Dados Biográficos

Nome completo: Giovanni Maria “Gianni” Versace
Nascimento2 de Dezembro de 1946, Reggio Calabria, Itália
Morte: 15 de Julho de 1997 (50 anos) Miami, Estados Unidos
Nacionalidade: Italiano
.

Cargos, Funções, Actividades Profissionais

Áreas em que se distinguiu: Moda
Profissão/cargo: Estilista
Marcas: Versace
Prémios: Occhiod’Oro em 1983; Ordem do Mérito da República Italiana concedida pelo Presidente da Itália, Francesco Cossiga a 24 de Janeiro de 1986
.
.
1946 1972 1978 1989 1993 1997
Nascimento

Começou por trabalhar na criação de pronto-a-vestir para casas como a Callaghan, Genny e Complice.

Aapresenta a sua primeira colecção para mulheres com a assinatura Versace, em Milão

Lançar a linha Versus, juntamente com a irmã, Donatella, que para ele era a sua musa inspiradora.

O Conselho de Estilistas da América concedeu a Versace o prémio da moda.

Morre.

.
. Importante: Clique para comentar ou colocar questões sobre este tema >>>

.……

Gianni Versace foi o estilista italiano de moda mais emblemático da sua era e o seu legado ainda hoje dá frutos no mundo da moda. Considerado por muitos como o mais talentoso do século XX, outros criticam os seus excessos ornamentais.

Giovanni Maria “Gianni” Versace nasceu em 1946 na Calábria, Sul da Itália, onde cresceu com seus irmãos Santo e Donatella. Sua mãe, Francesca, costurava vestidos e foi com quem Gianni aprendeu o ofício. Suas principais influências quando jovem foram a história da Grécia Antiga, arquitectura e Andy Warhol. Essas três referências juntas criaram a base estética da Versace.

Versace aprendeu com a mãe, que era costureira, os primeiros passos da confecção de roupa e, aos nove anos, fez um vestido comprido de veludo.

Apesar de inicialmente ter estudado arquitectura, Gianni Versace depressa se mudou para o mundo da criação de moda. Foi, assim, viver para Milão em 1972 e começou por trabalhar na criação de pronto-a-vestir para casas como a Callaghan, Genny e Complice.

Em 1987, encorajados pelo seu sucesso, Gianni apresenta a sua primeira colecção para mulheres com a assinatura Versace, no Palazzo della Permanente Art Museum de Milão e em Setembro do mesmo ano, realiza-se o seu primeiro desfile da Casa Versace.

No ano seguinte, lançou a primeira colecção masculina, mas foi só em 1982 que se tornou realmente famoso, quando apresentou uns vestidos sexy elaborados à base de malhas metálicas. Nesse mesmo ano, e devido a essa colecção, ganhou o primeiro de muitos prémios da carreira, ao ser galardoado com o Occhio d’Oro , destinado a distinguir o melhor estilista da colecção feminina de outono/inverno de 1982/83. Ainda nesse ano, iniciou uma colaboração com o Teatro Scalla de Milão, tendo criado o guarda-roupa para uma peça de ballet de Richard Strauss. Ao longo da sua carreira, manteve uma longa e proveitosa colaboração com o mundo artístico.

Gianni vendia sexo e a imagem de uma mulher poderosa, exuberante e, claro, rica. Ele traçava uma conexão entre cultura pop, Hollywood, música e alta-costura através de roupas super sensuais, com muito dourado, estampas animais, cores marcantes, estampas fortes, pins e o logo da medusa.

versace

Para traduzir essa imagem exuberante e sensual, nada mais perfeito que um grupo de mulheres perfeitas, que naquele momento eram: Linda Evangelista, Claudia Schiffer, Cindy Crawford, Stephanie Seymour, Naomi Campbell e Christy Turlington, as modelos mais caras do mundo, mas que sempre estavam presentes nos seus desfiles e traduziam a essência e visão de Gianni para a Casa Versace. Foi com ele que nasceu o termo de supermodele eram elas que transformam os desfiles da Versace em momentos inesquecíveis. Com elas, ele conseguiu traduzir perfeitamente toda a sua paixão pela moda e pela mulher.

A sua irmã, Donatella, que para ele era uma musa inspiradora, já trabalhava há algum tempo com Gianni mas foi só em 1989 que se tornou definitivamente imprescindível para a casa Versace, ao lançar a linha Versus, dedicada aos que gostam de roupas mais arrojadas.

O ano 1991 ficou marcado pelo lançamento do perfume masculino “Versus” (a versão feminina surgiu em 1992) e da linha clássica de vestuário “Signature”.

Em 1992, Elton John era um grande admirador de Giannni Versace, pediu-lhe que desenhasse o guarda-roupa para a sua digressão mundial.

Em 1993, o Conselho de Estilistas da América concedeu a Versace o prémio da moda, num ano em que foi também apresentada uma linha de artigos para casa.

Gianni criou para Versace, colecções de roupa feminino, masculino, perfumes, cintos, carteiras, e expandiu o seu leque de produtos por áreas muito específicas como o mobiliário e os objectos decorativos.

As criações de Gianni Versace reflectiam a sua personalidade e o seu modo de vida; cometia muitos excessos, nomeadamente nas inúmeras festas que dava nas vivendas que tinha espalhadas pelo Mundo. O próprio estilista afirmava que excesso era entretenimento. Assim, sem espanto, era um criador solicitado por excêntricos artistas pop e rock como Elton John, Prince, Madonna e Courtney Love. E entre os amigos íntimos do estilista, encontramos artistas, estrelas e realeza. Princesa Diana, Elton John, Cher, 2Pac, Michael Jackson, Elizabeth Taylor e Madonna estão entre os que frequentavam seu universo.

Em 1996, volta a entrar no mundo do espectáculo, para criar as roupas de Michael Jackson, para a History World Tour.

Numa manhã de Julho, no verão de 1997, regressando de sua costumeira caminhada pelas calçadas de Ocean Drive em Miami, Versace foi baleado em frente a sua mansão com vistas para o mar em Miami Beach. Foi surpreendido pelo assassino em série Andrew Cunanan, que se suicidou pouco depois do homicídio e seu corpo foi encontrado em um iate. A polícia afirma que Andrew Cunanan se suicidou com a mesma pistola que usou para matar Gianni Versace.

Cerca de oito mil pessoas compareceram à missa de sétimo dia de Versace, realizada na Catedral de Milão, na Itália. Entre elas, estavam a princesa Diana, o cantor Elton John e as modelos Naomi Campbell e Eva Herzigova. Outros estilistas famosos, como Karl Lagerfeld, Giorgio Armani, Gianfranco Ferré e Valentino também estiveram na catedral.

759 Visualizações 1 Total

References:

www.versace.com

BALL, Deborah. Casa Versace: Bastidores De Uma História De Genialidade, Assassinato e Superação. Seoman – Grupo Pensamento. 2015

GASTEL, Minnie. The Versace Legend. Baldini Castoldi Dalai Editore, 2008  

TURNER, Lowri. Gianni Versace: Fashion’s Last Emperor.Essential, 1997

WILCOX, Claire. The Art and Craft of Gianni Versace. V&A, 2002

759 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.