Christian Dior

Biografia do estilista Christian Dior, criador da Casa Dior e um dos mais relevantes estilistas do século XX, cuja marca continua a ser influência na moda.

Nome: Christian Dior

Data de Nascimento: 21 de Janeiro de 1905

Local de nascimento: Normandia, França

Data de morte: 23 de Outubro de 1957

Local de morte: Montecatini, Itália

Ocupação: estilista

Biografia de Christian Dior

Christian Dior nasceu em Granville, uma cidade costeira da Normandia. O pai, Maurice Dior, era um abastado fabricante de fertilizantes. Com cerca de cinco anos, Christian, os seus pais e os seus quatro irmãos mudaram-se para Paris. Os pais de Christian Dior desejavam-lhe uma carreira diplomática, mas o estilista tinha um forte sentido artístico e acabou por se envolver na arte. Vendia desenhos de moda a 10 cêntimos cada, para fazer dinheiro, e em 1928 abandonou a escola e foi financiado pelo pai para abrir uma pequena galeria de arte, juntamente com um amigo. Três anos depois, após a morte da mãe e de um irmão e de uma crise financeira no negócio da família, durante a Grande Depressão, Christian foi forçado a fechar a galeria.

Em 1937, Christian Dior encontra emprego junto do estilista Robert Piguet, que lhe deu a oportunidade de desenhar três colecções. Segundo Christian Dior, Piguet viria a ensinar-lhe “as virtudes da simplicidade de onde advém a verdadeira elegância”.

Em 1942, depois de cumprir a função militar obrigatória, Christian Dior juntou-se à marca de Lucien Lelong, trabalhando com Pierre Balmain. Christian trabalhou para a marca Lelong durante toda a Segunda Guerra Mundial, tendo concebido vestidos para as mulheres dos militares Nazis, como de resto o fizeram outras casas de moda conhecidas como Jean Patou, Jeanne Lavon e Nina Ricci. Durante este período, a sua irmã Catherine juntou-se à Resistência Francesa, tendo sido capturada pela Gestapo e enviada para um campo de concentração, de onde saiu apenas em 1945.

Em 1946, Christian Dior foi convidado por um empresário francês, conhecido como o homem mais rico de França, a desenhar para a marca Philippe et Gaston, tendo Christian recusado pois pretendia começar uma marca sua. A 8 de Dezembro de 1946 nascia a marca Dior. O estilo de Diorera mais voluptuoso do que as formas conservadoras que a recente guerra impusera. Christian Dior tornou-se num mestre da criação de formas e silhuetas, tendo as flores e a britânica como inspiração. As suas criações incluíam frequentemente espartilhos de cintura bastante delgada e casacos que estreitavam a cintura, abrindo a partir desse ponto, ou seja, peças que evidenciavam e realçavam a silhueta curvilínea da mulher.

Christian Dior morreu em Montecatini, Itália, a 23 de Outubro de 1957, vítima de um  ataque cardíaco. A sua morte encerra um mistério: embora, no seu obituário, se afirme que morreu durante um jogo de cartas, surgem rumores de que poderá ter falecido durante uma aventura sexual extenuante. Até hoje, as circunstâncias exactas da sua morte permanecem em mistério.

Christian Dior

Christian Dior

1017 Visualizações 1 Total
1017 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.