Terramoto de Lisboa

Breve olhar sobre o Terramoto de Lisboa

O terramoto de Lisboa foi um abalo sísmico de largas proporções que ocorreu no dia 1 de novembro de 1755, atingindo não só a capital, mas também regiões do litoral sul e do Algarve.

Este terramoto foi, de facto, um dos maiores registados na Europa, uma enorme catástrofe que, além de ter causado um grande número de vítimas mortais e bastantes prejuízos materiais, alterou significativamente a vida do país. Politicamente, as mudanças revelaram-se no grande aumento de poder do ministro de D. José, o Marquês de Pombal, nomeadamente pela eficácia demonstrada por este quanto às medidas que tomou.

Do ponto de vista artístico e arquietónico, o abalo provocou uma mudança radical no aspeto de Lisboa. Vários monumentos desapareceram e o património do país sofreu grandes perdas, como a destruição da Biblioteca Real e os arquivos da Casa da Mina e da Índia.

No entanto, das ruínas, surgiu toda uma zona completamente nova, a chamada baixa pombalina, com as suas ruas paralelas e o grande Terreiro do Paço.

201 Visualizações 1 Total
201 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.