Ordem de Santiago

Breve olhar sobre a história da Ordem de Santiago

A Ordem de Santiago, também designada Ordem se Sant’Iago da Espada, diz respeito a uma ordem militar de Castela fundada no século XII com o intuito de combater os mouros. A confirmação do papa foi dada por bula em 1175.

Os cavaleiros, obrigados a voto de castidade, envergavam um manto branco com uma cruz vermelha bordada em forma de espada.

A ordem foi introduzida em Portugal no reinado de D. Afonso Henriques e estabeleceu-se no Alentejo, nomeadamente em Alcácer, Mértola e Palmela. Destacou-se no seu papel aquando da conquista do Algarve com D. Sancho e tornou-se independente de Castela, por bula de 1288, em 1291, mais precisamente quando D. João Fernandes tornou-se o seu primeiro mestre.

Mais tarde, D. Jorge uniu a ordem à Coroa e D. Luís I procedeu a uma reforma significativa no seio da mesma.

Em 1910 foi abolida pelo governo provisório da altura, mas, em 1918, foi restabelecida. Hoje em dia, a ordem é conhecida como Ordem De Sant’Iago do Mérito Científico e premeia com uma fita roxa grandes nomes da política ou da literatura.

174 Visualizações 1 Total
174 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.