António de Abreu

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Quem foi António de Abreu

António de AbreuNatural da Madeira, António de Abreu foi um importante navegador português do séc. XV. Sob as ordens de Afonso de Albuquerque, participou em 1507 na conquista de Ormuz em 1507 e de Malaca em 1511. Apesar de gravemente ferido nesta última conquista, tendo perdido vários dentes e parte da língua, António de Abreu recebe de Afonso de Albuquerque, neste mesmo ano de 1511, a missão de explorar as Ilhas Molucas, tendo empreendido uma expedição em que visita várias ilhas da região, incluindo a Timor e as Ilhas Banda. Depois do seu regresso desta viagem, há duas teorias quanto ao seu destino: a primeira refere que ele terá vindo a Portugal por duas vezes, regressando à Índia igualmente por duas vezes, a primeira em 1523, e a segunda em 1526. A segunda teoria dá-o como se tendo fixado em Malaca, onde terá ocupado cargos importantes.

O historiador inglês Major, e posteriormente vários outros, aventaram a hipótese de ter sido António de Abreu a descobrir a Austrália, 100 anos antes dos holandeses, embora existam haja provas documentais que justifiquem tal argumentação.

578 Visualizações 1 Total
578 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.