Apresentação do Tratado de Rapallo
O Tratado de Rapallo é um tratado de amizade assinado entre a Alemanha e a União Soviética em 16 de Abril de 1922 em Rapallo, próximo da cidade italiana de Génova, onde estava a decorrer uma conferência internacional sobre questões económicas e sobre indemnizações de guerra. O seu conteúdo não tinha grande relevância, as o Tratado em si tinha uma enorme significado pois proporcionou à União Soviética o primeiro reconhecimento oficial por parte de uma grande potência. Por outro lado, o tratado acaba por colocar um fim no isolamento diplomático destes dois países que se seguira à Revolução Russa de 1917 e ao fim da Primeira Guerra Mundial da qual a Alemanha saiu derrotada.
A assinatura deste tratado desagradou a outras grandes potências, desagrado este que pode ser entendido como o resultado direto da sua maneira de olhar para a Alemanha e para a União Soviética como Estados inferiores.
Posteriormente, a 5 de Novembro, foi assinado um acordo suplementar, que estendia os termos do tratado às restantes repúblicas soviéticas, nomeadamente a Ucrânia, Bielorrússia, Geórgia, Azerbaijão, Armênia e a República do Extremo Oriente.