A sigla SS significa Schutzstaffel (que, em português, equivale a “esquadrão de proteção”, ou “tropa de proteção”) e corresponde às iniciais do corpo policial militarizado da Alemanha nacional-socialista.
Inicialmente guarda pessoal de Adolf Hitler e de outros dirigentes do Partido Socialista dos Trabalhadores Alemães, esta organização começou por ser constituída apenas por duzentos homens, atuando pela primeira vez em 1926.
Contudo, após a subida ao poder de Hitler, foi aumentando significativamente em número e em influência, até se tornar na poderosa polícia política do Estado nazi, chefiada por Heinrich Himmler. Sob o seu comando, formaram-se unidades militares de elite, como a Waffen SS e a Wehrmacht.
Tanto a segurança interna da Alemanha e dos territórios ocupados, como a direção dos campos de concentração e extermínio, ou outras operações de guerra eram asseguradas por este corpo policial, ao serviço de Himmler, o que se traduziu em violentos crimes de guerra e crimes contra a humanidade.