Prússia

A Prússia diz respeito a uma região histórica em torno do Mar Báltico, central para a Unificação da Alemanha.

Enquadramento da Prússia:

A Prússia corresponde a uma região histórica, que englobava territórios actualmente pertencentes á Alemanha, Polónia, Lituânia e Letónia. A origem etimológica do nome advém do antigo povo que habitava o Norte da Polónia, os prussianos, descritos pela primeira vez pelo historiador romano Tácito, na obra redigida aproximadamente um século após o nascimento de Cristo – a Germânia.

A Prússia assumiu um papel preponderante na História da Alemanha. Após a queda do Império Romano do Ocidente em 476, viveu um período conturbado, assim como o restante território europeu. A consolidação e estabilização política trazidas pelo Império Carolíngio potenciaram a pacificação da região, boa parte da Prússia Ocidental foi integrada no império franco. Alguns anos após a morte de Carlos Magno, os seus netos dividem o seu vasto Império em três entidades governativas, acordo estabelecido a partir do Tratado de Verdun.

Nascia assim o Sacro-Império Romano, entidade responsável pela administração dos territórios orientais carolíngios. Boa parte da Prússia permaneceu na esfera de influência, directa ou indirecta (vassalagem) do Sacro Império.

A época das Cruzadas viu a emergência de diversas Ordens Militares, entre elas a Ordem Teutónica de origem germânica. Em 1308 e mediante o fracasso da aventura cristã na Terra Santa, a Ordem Teutónica conquista boa parte da Prússia, iniciando-se um processo de germanização da região, com a migração de milhares de pessoas provenientes da Alemanha Central e Ocidental.

A Paz de Toruń foi assinada em 1466, entre as diversas cidades prussianas e o Reino da Polónia. Este acordo levou à separação da Prússia em duas regiões administrativas, a ocidental ficou sobre o domínio polaco e a oriental originou a formação do Ducado da Prússia.

Durante o século XVII, iniciou-se um processo de reunificação prussiano, que culminaria com a fixação do reino da Prússia no início do século seguinte (1701).

Para este sentimento de união prussiano, muito contribuiu a autonomia concedida à região pelos diversos poderes que a ocuparam durante os vários séculos. Uma marca e identidade própria levaram, ao surgimento do movimento independentista prussiano.

Gradualmente o recém-formado Reino, ganhava preponderância na política externa europeia no século XVIII, muito fruto da governação eficiente movida por Frederico, o Grande, caracterizada pelo Despotismo Esclarecido. O século XVIII permitiu não só a consolidação do Reino, mas também a extensão dos territórios.

Paralelamente tornava-se na região mais influente do mundo germânico. Esta prevalência sobre as diversas entidades germânicas ganhou especial relevo, pelo papel desempenhado pelo Reino da Prússia nas guerras napoleónicas e desfragmentação do Sacro Império em 1816. A queda deste antigo Império levou à formação da Áustria, outra potência germânica que rivalizaria com o poder prussiano nas décadas seguintes.

O século XIX traria o apogeu do Reino da Prússia, derrota militarmente a Áustria, promovendo uma segregação do Império Austríaco no mundo germânico. Em 1871 sobre a liderança do chanceler Otto von Bismarck, derrota a França e com isso reunifica a Alemanha, com a formação do Império Alemão.

A Unificação da Alemanha deu-se sobre a bandeira prussiana, um antigo povo báltico germanizado séculos antes. O Reino deu lugar a um poderosos Império, que assentava o seu poderio num exército organizado, bem equipado, preparado e motivado. Economicamente tornou-se numa das grandes potências, fruto das enormes reservas de carvão no seu território. O carvão alimentava a crescente demanda industrial iniciada com a Revolução Industrial, potenciando a exportação deste bem e a consolidação do tecido fabril germânico.

Após a derrota do Império Alemão na Primeira Guerra Mundial, a monarquia prussiana é formalmente abolida. Em 1940, o regime nazi aboliu definitivamente a região demarcada como Prússia.

A derrota alemã na Segunda Guerra Mundial levou à fragmentação da antiga região prussiana. A parte ocidental onde localizava-se Berlim ficou sobre o controlo germânico ocupado pelos aliados, a parte oriental passou a integrar o norte da Polónia, Letónia e Lituânia.

883 Visualizações 1 Total

References:

CLARK, Christopher; Iron Kingdom: The Rise and Downfall of Prussia, 1600–1947, 2006.

 

883 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.