Panateneias (Conceito, Definição, Significado, O que é)

O que são as Panateneias: As Panateneias (ou Panatenaias) eram as festas celebradas na Grécia Antiga em hora da deusa Atena e que reunia representantes de…

O que são as Panateneias

As Panateneias (ou Panatenaias) eram as festas celebradas na Grécia Antiga em hora da deusa Atena e que reunia representantes de todas as cidades da Ática. A partir do séc. VI a.C., distinguiam-se Panateneiasem pequenas panateneias, que se realizavam anualmente, e grandes panateneias, que se realizavam de quatro em quatro anos, no ano anterior às Olimpíadas. O objetivo destas festas seria, segundo se acredita, obter de Atena a proteção das colheitas.

Durante as celebrações, cada tribo da Ática homenageava a deusa Atena e sacrificava um boi, cuja carne era distribuída pelo povo. Nas grandes panateneias, além dos rituais religiosos e dos sacríficios de animais, eram organizados eventos artísticos, hípicos, desportivos e mulitares e também concursos de beleza para escolher o rapaz mais forte e belo. Era organizada também a passagem de um navio por Atenas, ornado pelo véu de Minerva, um grande manto bordado por fiandeiras e tecelãs provenientes das principais famílias atenienses.

740 Visualizações 1 Total
740 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.