Pablo Escobar

Pablo Escobar foi um narcotraficante colombiano conhecido no mundo todo por chefiar o Cartel de Medellín, por sua imensa fortuna e por sua violência.

Pablo Escobar foi um narcotraficante colombiano conhecido em todo o planeta por chefiar o Cartel de Medellín. Pablo foi um mito do narcoterrorismo nos anos 1990 e, de acordo com a revista Forbes, um dos homens mais ricos do mundo. Chamado de “Don Pablito” e “El Patrón”, ele traficou bilhões de dólares em cocaína com sua política de “Plata o plomo” em relação a seus inimigos.

Perspicaz e inteligente, Escobar auxiliava a população da Colômbia na intenção de ter o povo como aliado. Ele construía estádios de futebol e financiava equipas da cidade de Medellín. Doava dinheiro às pessoas mais carentes e afirmava que tirava dos ricos para dar aos pobres, o que fazia com que os colombianos mais humildes o chamassem de Robin Hood.

O chefe do Cartel de Medellín teve uma infância pobre. Nasceu na cidade de Rionegro, em Antioquia. Filho de um camponês, Abel de Jesus Escobar, de uma professora do Ensino Primário, Hermilda de los Dolores Gaviria Berrío, foi o terceiro de seis irmãos. Pablo iniciou os estudos em Ciências Políticas. Desistiu, contudo, pois não conseguia pagar as propinas.

Pablo Escobar: o início do mito

A solução encontrada para os problemas financeiros foi resolvida com a decisão de entrar para o mundo do crime. Pablo Escobar começou com pequenos atos criminosos, como contrabando de cigarros falsificados e venda de bilhetes de loteria falsificados. Aos vinte anos de idade já era um habilidoso ladrão de carros e guarda-costas, e foi preso pela primeira vez em 1974, ao ser parado pela polícia quando dirigia um carro roubado

Pablo Escobar faturou seus primeiros 100 mil dólares em meados da década de 1970 ao sequestrar um político de Medellín, antes de entrar para o narcotráfico. Ele auxiliava, ainda, o contrabandista Álvaro Prieto, o que fez com que lucrasse muito dinheiro. Aos 22 anos, Pablo já era milionário.

pablo escobar

Plata o plomo

Foi em 1975 que Pablo Escobar entrou para o narcotráfico. Fazia viagens entre a Colômbia e o Panamá, em que contrabandeava drogas para os Estados Unidos. Nessa época, a fama de assassino de “El Patrón” começou a se formar quando encomendou a morte de um revendedor de Medellín que tentou lhe matar.

Um ano depois, Pablo e seus comparsas foram presos com dezoito quilos de pasta base para cocaína, quando voltavam do Equador. Após essa ocorrência, Pablo Escobar começou a utilizar suas tentativas de suborno que se tornaram famosas. Ele comprou juízes de Medellín para que o caso fosse arquivado. Ele começou a lidar com seus inimigos, autoridades e outros traficantes, subornando-os ou matando-os. Escobar adotou o conhecido sistema: “Plata o plomo” (ou “dinheiro ou chumbo”).

Durante a década de 1980, Pablo Escobar e sua rede de distribuição de drogas atingiu de vez o mercado internacional. O Cartel de Medellín era responsável pelo contrabando da cocaína que chegava aos Estados Unidos por Porto Rico, pela República Dominicana e pelo México. Além da América, seu cartel chegou à Europa e à Ásia. No final dos anos 1980, 80% da cocaína consumida no mundo era proveniente da produção de Escobar. Isso significa que, de cada cinco americanos que usavam a droga, quatro comprava do Cartel de Medellín.

Escobar não media esforços para realizar seus desejos e objetivos, e foi responsabilizado por inúmeras mortes. Em seu nome teve a morte de três políticos colombianos concorrentes à presidência, o que instaurou um clima de terror na Colômbia durante muito tempo. Além disso, foi responsável por explodir um avião da Avianca e o prédio de segurança pública na capital Bogotá. Além disso, havia a guerra sangrenta e constante com o Cartel de Cali. De acordo com historiadores, Pablo enviava cartas às suas vítimas, com convites a seus próprios enterros, que ocorriam exatamente nas datas sugeridas por ele.

pablo escobar

O fim de um mito

Apenas em 1991, após cometer o assassinato do candidato à presidência Luis Carlos Galán, Escobar foi definitivamente preso. No entanto, fez um acordo com o governo da Colômbia para evitar sua extradição para os Estados Unidos. Pablo, no entanto, foi preso em uma prisão luxuosa construída por ele mesmo, chamada La Catedral. Em 1992, escapou da própria prisão, pois preferia uma cova na Colômbia do que uma cela nos Estados Unidos.

A guerra contra Pablo Escobar chegou ao fim em 1993, com sua morte. Ele foi morto pela polícia colombiana em cima de um telhado de uma casa de um bairro de Medellín, onde se escondia, após ser encurralado. Pablo foi um visionário, estrategista, homicida e terrorista. Faturava cerca de 30 bilhões de dólares por ano, e calcula-se que tenha participado de mais de 6 mil mortes ao longo de duas décadas. Ele foi amado e odiado pelo povo colombiano, e alcançou um status de mito.

pablo escobar

609 Visualizações 1 Total

References:

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,de-escobar-a-bin-laden-imp-,716446

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u53665.shtml

http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2015/09/10-fatos-que-mostram-quao-grande-era-fortuna-de-pablo-escobar.html

 

609 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.